Topo

Vídeo mostra modelo negra com seu casaco antes de ser acusada de furto

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/07/2023 08h42Atualizada em 22/07/2023 16h49

Imagens de câmeras de segurança de uma loja mostram a modelo e influenciadora Daniela Orcisse, 35, segurando o próprio casaco antes de ser acusada de furto em loja de São Paulo.

O vídeo foi divulgado pela advogada Paloma Santos e Silva, representante de Daniela. A influenciadora denunciou que foi vítima de racismo pelo gerente da Águia Shoes, localizada no bairro São Mateus, na zona leste da capital paulista. A gravação foi feita por meio da câmera de segurança do comércio que a modelo visitou antes de entrar na Águia Shoes.

Funcionário da loja acusou Daniela de furtar uma roupa que, na verdade, era dela. O gerente, que não teve o nome divulgado, foi afastado das funções nesta quinta-feira (20).

O que aconteceu

O motivo do episódio seria porque a blusa que Daniela usava tinha um protetor de zíper semelhante aos presentes nas peças do estabelecimento.

Daniela disse que foi abordada pelo gerente da Águia Shoes e por um segurança quando já estava em uma segunda loja, no último sábado (15).

Segundo ela, o gerente a acusou com base no relato de uma suposta cliente. Daniela afirmou ter aberto a blusa no mesmo instante e mostrado que o item era dela. "Passei por um constrangimento, uma vergonha tão grande. É horrível você ser acusado de algo que você não fez. (...) Todo mundo olhando, eu não desejo para ninguém. Eu não sou ladra", disse em vídeo nas redes sociais.

A advogada Paloma Santos e Silva estava na loja em que Daniela foi abordada e viu a modelo repetir diversas vezes a frase "eu não roubei, eu não roubei", e se colocou à disposição para defender a influenciadora.

A vítima e a advogada retornaram à Águia Shoes e solicitaram as imagens das câmeras de segurança, por meio de uma notificação extrajudicial, além de questionar se o alarme antifurto estava funcionando.

Pouco tempo após chegarem ao estabelecimento, funcionários do local (incluindo gerentes) admitiram o erro, pediram desculpas e ofereceram um vale-compras para Daniela e a advogada, que recusaram. A vítima abriu um boletim de ocorrência online.

Quem é Daniela Orcisse?

Além de modelo e influenciadora, Daniela é uma figura conhecida do Carnaval paulista.

Ela foi princesa do Carnaval de SP em 2020 e 2022 e rainha de bateria do Barroca Zona Sul, de 2014 a 2017.

Daniela dá aulas de samba e foi professora de Carla Diaz. A atriz ficou em segundo lugar no Dança dos Famosos deste ano.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Priscila Fantin venceu a Dança dos Famosos neste ano, e não Carla Diaz. O texto foi corrigido.