Topo

Xuxa expõe drama e culpa Marlene Mattos por fiasco nos EUA: 'Catastrófico'

Xuxa durante apresentação de programa nos anos 1980 - Divulgação
Xuxa durante apresentação de programa nos anos 1980 Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

23/07/2023 10h02Atualizada em 23/07/2023 11h53

No segundo episódio de Xuxa, O Documentário, disponível no Globoplay, Xuxa relembra da rotina caótica de quando se lançou no mercado audiovisual dos Estados Unidos e diz acreditar que sua ex-empresária Marlene Mattos teve influência no fiasco de seu programa infantil.

Prestes a entrar ao vivo no programa Good Morning, America, em 1993, Xuxa desmaiou e precisou voltar às pressas para o Brasil. Na época, ela estava tendo uma crise de hérnia de disco e tratando como se fosse uma tendinite. "Pedi remédio, começaram a me dar e tomei um em cima do outro. Então tive uma intoxicação do remédio."

A apresentadora passou mal e cancelou diversas entrevistas que ainda teria ao longo do dia para veículos norte-americanos, o que não agradou à emissora que promovia o seu programa infantil.

Seria uma grande promoção e milhões de dólares evaporaram. Perdemos um pouco de credibilidade, o lançamento não saiu ileso. A promoção, os gastos, todas essas coisas mudaram. Isso começou a atrapalhar o programa. O prazo mudou. Teve uma mudança no tamanho da potência do programa. Thomas W. Lynch, produtor de TV à frente do programa.

O produtor diz acreditar que Xuxa estava trabalhando demais. "Não era só o programa de TV, também fazia shows, gravava discos, não desacelerava. Ela ainda tinha obrigações no mundo todo [...] Ela já tinha sido entrevistada no mundo todo. E acho que foi coisa da empresária. Acho que Marlene teve influência nisso."

Ao Gshow, Xuxa diz que concorda com essa hipótese. A barreira do idioma também foi um ponto delicado para a atração. "Na época, fazia um programa na Argentina e tive dois meses para aprender o espanhol. O espanhol, até por ser muito parecido com o português, deu certo. Mas com o inglês, me deram também esse tempo. Foram dois meses e era impossível que eu me saísse bem. Foi catastrófico, foi horrível. Foi uma coisa bem ruim".

O programa de Xuxa nos Estados Unidos teve apenas uma temporada, mas foi reprisado e ficou no ar até 1996.