Topo

Morre Doris Monteiro aos 88 anos no Rio de Janeiro

A cantora Doris Monteiro morreu hoje aos 88 anos - Reprodução/Instagram
A cantora Doris Monteiro morreu hoje aos 88 anos Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

24/07/2023 10h40Atualizada em 24/07/2023 16h37

Morreu hoje, aos 88 anos, a cantora Doris Monteiro.

A informação foi confirmada pela família nas redes sociais da artista. Segundo a publicação, Doris morreu de causas naturais, em sua casa, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações de velório e sepultamento.

Doris é considerada uma das precursoras da bossa nova. Nascida Adelina Doris Monteiro, em outubro de 1934, a cantora começou a fazer sucesso aos 15 anos em shows de calouros nas rádios.

Aos 16 anos, era contratada da Rádio Tupi e se apresentava como "crooner" no luxuoso hotel Copacabana Palace, no Rio, onde se apresentava com a mãe ao lado, por ser menor de idade. Com o destaque, foi convidada para gravar seu primeiro disco em 1951.

Na época, Doris gravou canções de grandes compositores, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dolores Duran e Billy Blanco. Mais tarde, foi uma das primeiras cantoras a gravar uma composição de Chico Buarque. Entre seus sucessos, estão a faixa "Mocinho Bonito", "Dó-Ré-Mi" e "É Isso Aí".

A cantora Doris Monteiro morreu hoje aos 88 anos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A cantora Doris Monteiro morreu hoje aos 88 anos
Imagem: Reprodução/Instagram

Uma de suas colaborações mais marcantes foi com Miltinho, o Rei do Ritmo. Juntos lançaram quatro discos, todos intitulados "Doris, Miltinho e Charme".

Doris também se aventurou algumas vezes no cinema e foi até premiada como melhor atriz no 1º Festival de Cinema do DF por sua atuação no filme "Agulha no Palheiro". Atuou também em produções como "A Carrocinha" (1955), com Mazzaroppi, e "De Vento em Popa" (1957), com Oscarito.

Dona de uma carreira longa e produtiva, Doris gravou mais de 20 discos e, até ano passado, seguia nos palcos. Em outubro, no seu aniversário de 88 anos, se apresentou no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. No final do ano, se apresentou no Domingão do Faustão ao lado de Claudette Soares e Eliana Pittman, com o projeto Divas do Sambalanço. Em março deste ano, lançou seu disco mais recente, "Doris, Suavemente", com regravações feitas em 2004 com o marido, o pianista Ricardo Júnior.