Topo

Pausa na agenda e 'show diferente': entenda os problemas de saúde de Joelma

De Splash, no Rio

24/07/2023 04h00

Conhecida pelos shows agitados e desempenho energético sobre o palco, a cantora Joelma, 49, precisou cancelar a agenda por tempo indeterminado. Ela passou mal durante uma apresentação na noite de sábado (22), em Santa Maria das Barreiras (PA).

"A Jshows, escritório que administra a carreira da cantora Joelma, reitera que Joelma não se sentiu bem no show da noite deste sábado (22) por conta de uma recaída e, portanto, por orientação médica, seguirá em tratamento de saúde e terá a agenda de shows cancelada por período indeterminado. Agradecemos o carinho e contamos com a compreensão", disse o comunicado.

Nas redes sociais, fãs da cantora demonstraram preocupação com a saúde da artista — que enfrenta sequelas após contrair covid-19 cinco vezes. Essa é a terceira vez que Joelma precisa ficar em repouso por orientação médica nas últimas semanas. No início de julho, ela havia sido diagnosticada com gripe.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Joelma se apresentando sem suas famosas botas e sem fazer as coreografias na apresentação de sábado. Ela subiu no palco amparada pelas filhas e disse ao público que aquele "seria um show diferente".

Fã postou vídeo de junho para mostrar a diferença do desempenho de Joelma nos palcos em pouco mais de um mês de diferença.

Histórico de saúde

Em novembro de 2022, Joelma fez um desabafo aos fãs sobre a própria saúde durante um show na cidade de São Paulo. Enquanto estava no palco, a cantora contou que já teve três derrames e paradas cardíacas.

Eu tive três derrames oculares. E algumas paradas cardíacas, mas isso ninguém sabe. Eu passei por isso sozinha. Mas Ele [Deus] é a minha força. Nele eu posso todas as coisas.

Entre 2020 e 2022, Joelma foi diagnosticada cinco vezes com covid-19 — sendo a última de conhecimento público em novembro do ano passado. Em outubro de 2021, ela contou à Quem que chegou a ficar "deformada". A cantora relatou o momento como uma "experiência de quase morte", mas também falou sobre superação

"Tive todos os sintomas e mais alguns. Foi muito pesado o que eu passei. O meu corpo inchou, eu fiquei maior que uma grávida de nove meses. Fiquei totalmente deformada. Caiu muito meu cabelo, foi uma coisa absurda. Até agora meu corpo não voltou ao normal, tive que mudar de tamanho de sutiã... Foi renovador, mudou algo aqui dentro. Foi mais uma vitória, mais um obstáculo conquistado. Foi preciso eu passar por isso. Muda a forma de você ver a vida. Por tudo o que passei, hoje tiro de letra qualquer coisa."

Desde o ano passado, Joelma aparece inchada em determinados momentos, incluindo shows. A cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, responsável pelo tratamento da cantora Joelma, explicou o motivo: "Trata-se de um efeito da combinação da covid-19 com o uso de corticoides", disse a médica em entrevista para O Globo.