Por que autora Colleen Hoover continua tão famosa mesmo sendo 'cancelada'?
Relacionamentos abusivos, estupro e violência doméstica. Esses são alguns dos assuntos abordados por Colleen Hoover, 43, em seus livros e que causaram o seu cancelamento.
Lançado em 2016, seu livro de maior sucesso, "É Assim Que Acaba", explodiu em vendas no ano passado graças ao TikTok. Segundo a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, 127.884 exemplares foram vendidos no Brasil. Inclusive, ganhou uma sequência, "É Assim Que Começa", e vai virar filme com Blake Lively como a protagonista.
Ao mesmo tempo que a obra se tornava um grande sucesso, leitores passaram a notar a forma como a autora trata esses temas delicados na obra. Basta pesquisar seu nome no Twitter ou Tiktok que uma enxurrada de publicações falando mal dela aparecem, acusando-a de romantizar temas tão problemáticos da sociedade.
Collen também chegou a anunciar um livro de colorir de "É Assim Que Acaba", o que fez com que recebesse ainda mais críticas por tratar a história séria como se fosse algo leve.
Identificação
Mas não basta criticar as obras de Hoover por tratarem de situações abusivas sem entender a intenção da escritora por trás da escrita. Ela não quer normalizar relacionamentos tóxicos, mas mostrar que - infelizmente - são uma realidade.
Além disso, muito do que ela escreve vem de sua própria vida pessoal, aproximando-se de sua infância e dos problemas com os quais teve de lidar ao longo da vida. Esse relato pessoal faz com que muitos leitores se identifiquem com a escritora e continuem lendo suas obras.
Maturidade é necessária
Outro ponto é a classificação indicativa de seus livros. A maioria deles é para maiores de 17 anos, ou seja, jovens entrando na fase adulta. Por isso, é necessária certa maturidade para entender as mensagens por trás deles, que não são feitas para agradar, mas justamente incomodar.
Colleen Hoover não escreve para adolescentes com noções idealizadas sobre relacionamentos, mas esse público acaba se interessando pelos livros graças à repercussão das redes sociais. Ao se depararem com essa imagem crua da vida, é natural que estranhem e critiquem a autora.
E falar mal é engajamento. Quanto mais pessoas falam de um tema, mais conhecido ele fica. O mesmo acontece com Coho e continuará acontecendo enquanto decidirem cancelá-la, aumentando cada vez mais sua fama.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.