Topo

OPINIÃO

Documentário de Xuxa constrange por ser tão parcial, critica Dieguinho

Colaboração para Splash

02/08/2023 14h44

Lançado na semana passada pelo Globoplay, o terceiro episódio de "Xuxa, o Documentário" segue repercutindo entre o grande público. A atração gera controvérsia ao abordar a relação entre a loira e Ayrton Senna, inclusive na ocasião da morte do piloto, que naquele então namorava oficialmente Adriane Galisteu.

Para Dieguinho Schueng, a série dirigida por Pedro Bial tem pecado no quesito imparcialidade. "O documentário da Xuxa é, na verdade, uma biografia dela - porque só fala no documentário quem gosta da Xuxa, na maior parte do tempo. A única pessoa que a gente viu até agora ser macetada nas redes sociais foi a Marlene Mattos, por conta de todo o contexto histórico das duas."

Na visão do apresentador, a obra do Globoplay erra ao não contemplar a relação de Senna com Galisteu. "Na minha opinião, o documentário da Xuxa desrespeitou a Galisteu e o que ela viveu com ele nos últimos anos de vida do Ayrton Senna. O filme coloca a Xuxa como grande amor da vida do Senna. Como eles podem afirmar isso? Me solidarizo com a Galisteu, que foi colocada no documentário praticamente como 'a outra', sendo que era a atual. A outra deveria ser a Xuxa, que naquele momento [da morte] era a ex do Senna."

Dieguinho defende que o próprio envolvimento direto de Xuxa com a obra é um equívoco. "O documentário é um ponto de vista sobre algo que aconteceu. Quando você tem uma pessoa como a Xuxa envolvida diretamente na produção do documentário, a interferência é absurda, é direta. Ela vai tirar coisas que a gente gostaria que fossem relatadas. Cadê a Xuxa que erra? Ela sempre será colocada como a menina perfeita ou a vítima dos outros no documentário dela? É essa a proposta do filme?"

Pasin: Mimada, Xuxa não mostra seus defeitos em documentário

O colunista Lucas Pasin concorda que "Xuxa, o Documentário" tem falhado em mostrar o lado humano de Xuxa Meneghel. "Estes três primeiros episódios [da série documental] mostram uma Xuxa mimada."

"Ela não mostra com clareza - pelo menos, não mostrou até agora - os seus defeitos. É claro que esse lugar de 'rainha' pode ter gerado um ego na Xuxa que pode ter causado mal a algumas pessoas", opina Pasin.

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra: