Topo

Edson Celulari sobre cena de nudez com Sandra Annenberg: 'Quis protegê-la'

O ator Edson Celulari (Divulgação/Globo) - Reprodução / Internet
O ator Edson Celulari (Divulgação/Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

02/08/2023 11h48

Edson Celulari, 65, em entrevista ao jornal Extra:

O ator se surpreendeu com a história contada por Sandra Annenberg sobre a cena de nudez em "Chapadão do Bugre", minissérie exibida na Band, em 1988. Em um episódio do "Que História é Essa, Porchat?", do GNT, a apresentadora do Globo Repórter (Globo) relembrou da sua primeira cena como atriz, quando iniciou na televisão.

"Foi legal ter visto do ponto de vista dela. Era uma minissérie de Walter Avancini. Ele gostava desse cenário de Minas Gerais, ou sertões, algo histórico. O resultado da série, que era muito forte, foi muito legal. Sandra e eu nunca mais nos reencontramos depois disso. Eu a acho uma profissional maravilhosa, a respeito muito", disse ele.

No programa de Porchat, a jornalista contou que a ideia foi justamente do diretor, pois queria testá-la no estúdio. Sandra interpretava uma prostituta jovem. "Eu não me lembro exatamente de como foram os bastidores da cena, mas quando vi as notícias com a fala da Sandra, fui recordando que ela não tinha experiência, mas foi muito querida e profissional. Ela estava muito nervosa."

O ator, então, contou que tentou contornar a situação e criou um ambiente para tentar ajudá-la no estúdio. "Eu sempre fui e sou muito gentil com as colegas. E lembro que eu quis protegê-la. De alguma forma é constrangedor esse tipo de cena. E ela não tinha experiência."

O que aconteceu?

A jornalista tinha apenas 18 anos quando foi chamada para viver uma prostituta na minissérie "Chapadão do Bugre". "Ela era uma jovem, estava começando a vida, não tinha muita experiência naquele assunto. Eu me identifiquei com ela nesse momento", brincou.

A princípio, outra atriz havia sido escalada para o papel, e Sandra foi chamada em cima da hora em uma noite de sábado. Ela diz que queria muito o trabalho desde o início, principalmente por trabalhar com o diretor Walter Avancini, mas chegou tarde para o teste. Dias depois foi chamada para substituir a outra artista que teve que sair da produção.

Ao chegar em seu primeiro dia no estúdio, a atriz conta que afirmou nunca ter feito uma cena nua, mas o diretor a mandou tirar a roupa. "Eu nunca fiz cena, quem dirá nua", disse ela. Walter rebateu desafiando: "Então tira a roupa e vai pra cama".

Annenberg relata que aceitou o desafio e começou a gravar logo pela cena mais difícil. "Tirei a roupa e fui pra cama. Não era isso? Ninguém grava isso como primeira cena. Não deu nem pra entrar no personagem! Mas começamos por aí, pela cena mais difícil que tinha", contou para Porchat.

Sandra finaliza contando que o trabalho era ao lado de ninguém menos que Edson Celulari. "Eu fui testada ao extremo porque foi um choque", disse a apresentadora do Globo Repórter.