Topo

Acusado de matar ator de 'Chiquititas' é condenado por usar CNH falsa

Paulo Cupertino foi preso em maio de 2022, após 3 anos foragido - Divulgação/Polícia Civil
Paulo Cupertino foi preso em maio de 2022, após 3 anos foragido Imagem: Divulgação/Polícia Civil

De Splash, em São Paulo

02/08/2023 08h24Atualizada em 02/08/2023 17h51

Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel e seus pais em junho de 2019, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto pelo uso de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) falsa.

O que aconteceu

Paulo Cupertino foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto e o pagamento de multa de 10 dias pelo uso de pagamento falso. O acusado teria usado a falsa CNH durante os 3 anos em que ficou foragido após o assassinato do ator e de seus pais. A decisão é do juiz Rodrigo Cesar Muller Valente, da 2ª Vara Criminal.

Apesar da condenação em regime aberto, Cupertino segue preso devido ao mandado de prisão preventiva pelos três assassinatos. Ele ainda vai ser julgado neste processo.

A CNH foi encontrada com outros objetos de disfarce, como bengala, lentes de contato, tinta para cabelo e chapéus.

O documento tinha a foto de Cupertino, mas o nome de outra pessoa. O homem cujo nome estava impresso na CNH foi convocado como testemunha e informou que não deu sua documentação a terceiro, tampouco houve extravio de sua CNH.

Defensoria Pública do Estado comentou caso em contato com Splash. "A Defensoria, em cumprimento a suas atribuições legais, faz a defesa técnica do réu mencionado. Em respeito ao rito processual, manifestações a respeito do caso serão feitas somente nos autos do processo".

Morte de Rafael Miguel

Paulo Cupertino foi preso em maio do ano passado, após três anos foragido. Após denúncia anônima, policiais o encontraram no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo.

Ele era sogro da vítima, Rafael Miguel, morto aos 22 anos em junho de 2019. O ator namorava Isabela Tibcherani, filha de Cupertino, mas o empresário não aprovava o relacionamento. Rafael e seus pais — João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, de 50 — foram baleados no portão da casa dela.

Cupertino diz ser inocente. Questionado pelo Cidade Alerta no dia de sua prisão, ele afirmou: "Lógico que não matei. A polícia vai saber [quem foi]". Ele afirma que fugiu com medo de linchamento.

Rafael Miguel ficou conhecido por um comercial na infância e por interpretar o personagem Paçoca na novela "Chiquititas" (SBT).