Topo

De 'empoderadora' a acusada de assédio: as denúncias contra Lizzo

A cantora Lizzo - Reprodução
A cantora Lizzo Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

03/08/2023 09h13Atualizada em 03/08/2023 13h43

A cantora Lizzo, 35, está sendo acusada de assédio moral e sexual por três mulheres que foram suas dançarinas.

O processo movido pelas profissionais inclui acusações de assédio sexual, religioso e racial, discriminação, agressão e até cárcere privado.

Lizzo é conhecida por celebrar seu corpo, o amor-próprio e a autoestima. Nos últimos anos, ganhou 4 Grammys, incluindo "Gravação do ano" este ano, com "About Damn Time".

Ela se manifestou publicamente hoje, negando as acusações. Leia na íntegra abaixo.

A denúncia

As ex-dançarinas Arianna Davis, Crystal Williams e Noelle Rodriguez estão processando Lizzo, sua coreógrafa de dança e a produtora BGBT (Big Grrrl Big Touring).

No processo, as dançarinas afirmam que foram "pressionadas" a assistirem a shows de sexo. Lizzo teria pressionado Arianna a "a tocar os seios" de uma artista em uma boate em Amsterdã. A dançarina teria resistido, mas acabou cedendo "temendo que isso pudesse prejudicar seu futuro na equipe" se ela não o fizesse.

Segundo a petição, obtida pela BBC, havia uma preocupação com o peso de Arianna: "Na dança profissional, o ganho de peso de um dançarino é frequentemente visto como se aquele dançarino fosse preguiçoso ou pior como artista. As perguntas de Lizzo e da Sra. Scott sobre o compromisso da Sra. Davis com a turnê eram preocupações veladas sobre o ganho de peso da Sra. Davis", diz o documento.

Embora nunca feitas de forma explícita, as perguntas "deram a Davis a impressão de que ela precisava explicar seu ganho de peso e revelar detalhes pessoais íntimos sobre sua vida para manter seu emprego", diz a petição.

O processo ainda menciona que a capitã do time de dança, Shirlene Quigley, que era cristã, "ridicularizava" quem fazia sexo antes do casamento. Ela também é acusada de falar abertamente sobre virgindade de uma das ex-dançarinas e postar sobre isso nas redes sociais.

A equipe de gerenciamento do BGBT também sofre acusações, inclusive de discriminação racial. Segundo as alegações, os membros negros do grupo de dança foram "tratados de maneira diferente" dos outros membros da equipe.

As autoras também alegam que Lizzo e a equipe da produtora não realizaram os pagamentos de forma justa durante partes da turnê europeia da cantora. Elas dizem que receberam apenas 25% de seu pagamento semanal durante o tempo que não se apresentaram na turnê.

Outro lado

Lizzo publicou uma carta aberta no Instagram na manhã de hoje. Confira:

Estes últimos dias foram terrivelmente difíceis e esmagadoramente decepcionantes. Meu respeito, minha ética de trabalho e minha moral foram questionados. Fui criticada. Normalmente, escolho não responder a falsas alegações, mas elas são tão inacreditáveis quanto parecem e ultrajantes demais para não serem abordadas.

Essas histórias sensacionalistas vêm de ex-funcionários que já admitiram publicamente que foram informados de que seu comportamento na turnê era inapropriado e pouco profissional.

Como artista, sempre fui muito apaixonada pelo que faço. Eu levo minha música e minhas apresentações a sério porque, no final das contas, só quero lançar a melhor arte que represente a mim e aos meus fãs. Com a paixão vem o trabalho duro e os altos padrões. Às vezes tenho que tomar decisões difíceis, mas nunca é minha intenção fazer alguém se sentir desconfortável ou como se não fosse valorizado como uma parte importante da equipe.

Não estou aqui para ser vista como vítima, mas também sei que não sou a vilã retratada pelas pessoas e pela mídia nos últimos dias. Sou muito aberta com minha sexualidade, mas não posso aceitar ou permitir que as pessoas usem essa abertura para me fazer parecer algo que não sou. Não há nada que eu leve mais a sério do que o respeito que merecemos como mulheres no mundo. Eu sei como é sentir vergonha do corpo diariamente e absolutamente nunca criticaria ou demitiria um funcionário por causa de seu peso.

Estou magoada, mas não vou deixar que o bom trabalho que fiz no mundo seja ofuscado por isso. Quero agradecer a todos que estenderam a mão para me apoiar durante esse período difícil.