Na voz de cangaceira, Isadora Cruz assume narração de novela do Globoplay
A atriz Isadora Cruz já sinalizou à equipe de "Guerreiros do Sol" que está bem melhor de saúde e em condições de retomar em breve as gravações da novela, programada para estrear no Globoplay em 2024. Além de viver a protagonista, Rosa, ela terá a função de narrar o enredo de George Moura e Sergio Goldenberg, dupla que já assinou séries como "Onde Nascem os Fortes", "Onde Está o Meu Coração" e "Amores Roubados", entre outras.
Isadora passou os últimos dias tratando de uma pielonefrite, infecção nos rins causada por bactéria, mal reincidente que ela acreditava já ter curado em uma primeira internação hospitalar. "O que a mente acredita é o que o corpo vai alcançar", ela chegou a publicar em suas redes sociais, no empenho para ficar boa rapidamente.
A ideia de fazer de Isadora a narradora de "Guerreiros do Sol" está atrelada à proposta dos autores de emprestar um olhar feminino para o cangaço. As gravações da narração deverão acontecer em estúdio de áudio, só após a conclusão de todo o trabalho visual. Ao todo, serão 45 capítulos.
Há quase um mês, o cronograma de gravações foi alterado em função do afastamento da atriz, para que a equipe pudesse trabalhar apenas em cenas onde ela não precisasse estar.
A produção vem sendo gravada desde maio em cidade cenográfica, nos Estúdios Globo, no Rio, e viajará para o sertão em setembro, com previsão de três meses de trabalho em locações entre Bahia, Alagoas e Paraíba.
A história é livremente inspirada em vários casais de cangaceiros, sob o viés dos romances vividos em meio a uma guerra que resultou na formação do Brasil moderno.
De João Pessoa, Isadora foi lançada como protagonista em "Mar do Sertão" e agora assume uma personagem bem diferente de Candoca, a mocinha que o público conheceu na novela das seis da Globo.
Ingênua, Rosa é uma menina sertaneja que escolhe trilhar o caminho do cangaço pelo amor e pelo senso de justiça. Ela fará par com Josué, personagem vivido pelo pernambucano Thomás Aquino, profissional em alta na Globo e nos cinemas.
O ator foi Amâncio em "Os Outros", série cuja 1ª temporada foi lançada recentemente pela plataforma de streaming da Globo, e também está escalado para a 2ª temporada da produção, que só será gravada após o fim de seu expediente em "Guerreiros do Sol".
A presença feminina, com personagens fortes, como pede o contexto, todas à frente do seu tempo, promete trazer reflexões contemporâneas sobre questões de gênero e relacionadas à sexualidade.
"A questão feminina é muito importante", endossa Goldenberg a Splash. "A gente vê a abordagem da presença da mulher no cangaço como uma grande oportunidade de nos comunicar com o público de hoje."
"A gente consegue olhar para a história, mas, ao mesmo tempo, tem a chance de gerar reflexões e apresentar temáticas e conflitos atuais. E tudo isso, no meio de uma guerra.", complementa o autor.
A busca pelo olhar feminino é corroborada pela presença de quatro mulheres na equipe de roteiristas, a saber: Claudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques e Dione Carlos, além de Marcos Barbosa, que também se junta ao time.
Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro homônimo à série, é consultor de pesquisa e conteúdo, mas é importante dizer que a produção não é baseada na obra dele.
A proposta dos autores é se libertar da âncora biográfica das histórias reais e embarcar nas asas da imaginação mesmo, sem qualquer restrição à ficção. Interessa aos criadores apresentar uma fabulação do que o cangaço poderia ter sido, sempre sob a ótica das mulheres.
O elenco conta ainda com Alexandre Nero, Irandhir Santos, Alinne Moraes, Nathália Dill, Daniel Oliveira, Luiz Carlos Vasconcellos e José de Abreu, entre outros, todos caracterizados de acordo com o contexto dos anos 1920/1930, no sertão nordestino.
A direção artística é de Rogério Gomes, o Papinha, com direção de João Gomes e Thomaz Cividanes, produção de Juliana Castro e direção de gênero de José Luiz Villamarim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.