Sabrina, novo cenário: os planos do Fantástico após 50 anos de existência
Terceiro programa mais antigo da TV, o Fantástico completa 50 anos hoje. A revista dominical, que só perde em longevidade para o Jornal Nacional e Globo Repórter, completa 2.600 edições amanhã e prepara novidades, como novos quadros e um cenário com tecnologia inédita.
Além da apresentação de Maju Coutinho, Poliana Abritta e Alex Escobar, o Fantástico traz novos quadros comandados pelos repórteres da atração e resgata alguns já conhecidos do público. De fora, Sabrina Sato foi convocada para reforçar a equipe e fazer um projeto sobre viagens.
As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa nesta semana. Questionado por Splash sobre como manter a relevância do programa após 50 anos, surgimento de novas mídias na internet e a queda de audiência na TV, o diretor Bruno Bernardes disse que "o segredo é se provocar o tempo inteiro" e manter o olhar inquieto sobre o futuro.
Já a repórter Sânia Bridi, que trabalha no Fantástico há 30 anos, acrescentou que "o surgimento dessa multiplicidade de mídias e de informação tornou o jornalismo profissional ainda mais relevante, porque você tem que separar o que é realmente um fato, o que é um boato tornado fato e o que é uma mentira disfarçada de jornalismo, feita para confundir".
Novidades a partir de agosto
O quadro Jornada da Vida no programa de amanhã (6) vai levar Sônia Bridi ao Pantanal: "Um ambiente que passou por um período muito difícil. Foram quatro anos de seca e 25% do bioma queimados. Vimos coisas incríveis lá. Vimos a vida voltando com o pulso das águas e, ao mesmo tempo, identificamos todas as ameaças que tentam interromper essa biodiversidade. É a primeira vez que o Jornada da Vida tem um episódio 100% nacional. É uma reportagem sobre o esforço pela vida e a esperança", explicou a repórter.
O projeto Música Preta Brasileira vai abrir espaço a gêneros musicais oriundos do povo negro, como samba, funk, rap e a música baiana. "Gravamos com Gilberto Gil, Luedji Luna, Carlinhos Brown, entre outros. Fizemos uma roda de conversa, em Salvador, com uma sonoridade, de arrepiar. Depois, no Rio de Janeiro, gravamos samba, funk e rap. Tem uma galera ótima nessa viagem ancestral", anunciou Maju Coutinho.
Nova temporada de Mulheres Fantásticas: "Vamos trazer em quatro episódios histórias de mulheres como Chiquinha Gonzaga, narrada por Maria Bethânia; Niède Guidon, narrada por Dira Paes; Renée Richards, uma tenista trans, narrada por Valéria Barcellos; e Glória Maria, por Sheron Menezes. Junto dessas mulheres todas, vamos contar histórias de heroínas do dia a dia que são inspiradoras", disse Poliana Abritta.
Sabrina Sato atrás de lugares que estão bombando nas redes sociais: "Oi, gente. Eu vim pra Itália, o país mais acolhedor do mundo, atrás de histórias bem curiosas, sabe? Esse quadro vai marcar a minha estreia no Show da Vida. Estou tão feliz, gente. É ou não é fantástico?", celebrou ela, em vídeo.
Drauzio Varella apresenta série sobre alergias: "Quando a gente fala em alergia, as pessoas pensam naquelas manchinhas no corpo que aparecem quando você come camarão, mas elas criam outros problemas. Podem ser eventualmente graves. A inovação do Fantástico é trazer temas que fazem parte da rotina das pessoas", contou o médico.
O podcast Prazer, Renata se transforma em videocast: "Vamos falar sobre a terceira revolução sexual feminina, que virou um movimento chamado bem-estar sexual feminino, um momento de autoconhecimento da mulher em que ela vai entender o que é o seu próprio prazer. Nosso podcast tem dois formatos, uma entrevista com um especialista e um debate entre três gerações", adiantou Renata Ceribell
O quadro Isso Tem Nome volta ao ar para classificar e nomear dores femininas por muitas vezes reprimidas — conduzido por Ana Carolina Raimundi, o quadro já explicou termos como "mansplaning" e "gaslighting". "Quando as pessoas souberam que teria uma terceira temporada, passaram não só a me mandar palavras, mas também sugestões de personagens e especialistas para serem entrevistados", contou a repórter.
Para comemorar meio século de vida, o Fantástico estreia amanhã (6) o primeiro episódio da série documental que revistará cada década do 'Fantástico'. No total, serão cinco episódios.
Além disso, a Globo ainda organizará a exposição "Fantástico, O Show da Vida" no Solar Fábio Prado, antigo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a partir de setembro. O projeto mergulha na memória do programa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.