Topo

Maria Helena Dias, atriz de 'Elas por Elas' e 'Tieta', morre aos 91 anos

De Splash, em São Paulo

05/08/2023 11h43

A atriz Maria Helena Dias morreu no dia 1º de agosto, aos 91 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada a Splash por um amigo da artista.

Ela estava internada desde o dia 24 após ser acometida por uma broncopneumonia e uma trombose na perna. A atriz foi submetida a uma angioplastia, e devido à saúde frágil, não resistiu ao procedimento.

A atriz ficou conhecida por papéis como o de Carmen, de "Elas por Elas" (1982), Zuleica Cinderela de "Tieta" (1989), a vilã Luisa de "Plumas e Paitês" (1980), Samira em "Rainha da Sucata" (1990) e Bernardete em "Cobras e Lagartos" (2006).

Maria Helena começou a atuar em 1955, no Grande Teatro Tupi. Sua primeira novela foi "Renúncia", em 1964, na TV Record, ao lado de Francisco Cuoco e Irina Grecco.

Ao jornal O Globo, em 1981, ela contou que foi mal vista pela família por seguir na atuação: "Para a minha família, fui uma espécie de 'ovelha negra' no início. Para o pessoal de teatro e TV, sou muito equilibrada. E é natureza. São polos bem diversos, opostos".

Sou de família tradicional paulista, quatrocentona, em que minha mãe foi um caso à parte. Sempre me ajudou a decorar meus textos e me deu total apoio. Até hoje, é a ela que recorro quando preciso.

Seu último trabalho foi em uma participação especial no seriado "Carga Pesada", em 2007. Desde então, Maria Helena estava afastada da televisão.

O corpo de Maria Helena foi sepultado na quinta-feira (3) no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Ela se mudou do Rio para a capital paulista desde que parou de atuar. Filha única e sem filhos, a atriz tinha as primas — também idosas — como núcleo familiar.

Remake de Elas por Elas

A Globo está produzindo o remake de "Elas por Elas", que substituirá "Amor Perfeito" na faixa das 18h. O papel de Maria Helena Dias será revivido por Maria Clara Spinelli, que será a primeira mulher trans a ser protagonista em uma novela brasileira.