'Hoje seria crucificada pela Dona Armênia', disse Aracy Balabanian em 2017
Aracy Balabanian achava que seria "crucificada" pela Dona Armênia, sucesso de "Rainha da Sucata" (1990) e "Deus nos Acuda" (1993), se o personagem fosse mais recente.
"Os armênios eram contra. (Para eles) era um deboche, diziam que não falavam daquele jeito", disse a artista ao Video Show (Globo) em 2017.
O apresentador Otaviano Costa questionou como seria viver o personagem numa época com a internet. "Eu ia ser crucificada", respondeu Aracy.
A artista disse que demorou a fazer comédia: "Fui sempre considerada a trágica brasileira. Até que o Silvio de Abreu começou a me chamar para papéis de comédia".
Na ocasião, ela contou o trabalho que mais a orgulhava: "Meu maior orgulho e felicidade foi ter feito 'Vila Sésamo' (1972). As crianças aprendiam a ler, muita gente dizia 'meu filho não falava e começou a dizer 'um, dois, três, quatro, cinco...'. Já me chamaram de 'a minha Xuxa'".
A atriz morreu hoje, aos 83 anos. Segundo a TV Globo, ela enfrentava um câncer de pulmão.
Carreira
Aracy Balabanian nasceu na cidade de Campo Grande (MS) em fevereiro de 1940. Segundo a TV Globo, a atriz é filha de imigrantes armênios e passou a morar em São Paulo ainda criança.
Foi na capital paulista que Aracy teve o primeiro contato com o teatro. "Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades", diz em entrevista publicada pelo site da emissora.
Após enfrentar a resistência do pai, Aracy estreou na TV Globo com a novela "O Primeiro Amor" (1972), de Walther Negrão. Ela interpretou a psicóloga Giovana, que disputou o amor de Luciano (Sérgio Cardoso) com Paula (Rosamaria Murtinho) e Maria do Carmo (Tônia Carrero).
O primeiro papel de destaque na TV veio com Gabriela, do programa infantil "Vila Sésamo" (1973). Já como protagonista, Aracy gravou as novelas "Corrida do Ouro (1974)" e "Bravo! (1975)".
Entre 1986 e 1988, a atriz participou de duas novelas da Rede Manchete. Após fazer parte dos elencos de "Mania de Querer" (1986) e "Helena" (1987), ela retornou à Globo para "Que Rei Sou Eu?" (1989).
Um dos principais papéis da artista veio em "A Próxima Vítima" (1995). Ela interpretou Filomena Ferreto durante a exibição do sucesso da TV Globo. Antes, Aracy fez grande sucesso com o papel de dona Armênia em "Rainha da Sucata" (1990). Ambas foram escritas por Silvio de Abreu.
A carreira de Aracy ficou marcada pela personagem Cassandra em "Sai de Baixo". Durante o programa de humor que permaneceu no ar por seis anos, a artista contracenou com Miguel Falabella (Caco Antibes), Luís Gustavo (Vavá), Marisa Orth (Magda), Tom Cavalcante (Ribamar) e grande elenco.
Após o sucesso do humorístico, Aracy ainda atuou nas novelas "Sabor da Paixão" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "A Lua me Disse" (2005), "Eterna Magia", (2007), "Passione" (2010), "Cheias de Charme" (2012), "Saramandaia" (2013), "Geração Brasil" (2014), "Sol Nascente" (2016) e "Pega Pega" (2017).
Em 2019, fez seus últimos trabalhos como atriz. Naquele ano, atuou em "Sai de Baixo - O Filme" e participou do especial de fim de ano da TV Globo, "Juntos a Magia Acontece".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.