Topo

Aracy Balabanian era uma das poucas que ainda tinham contrato na Globo

De Splash, em São Paulo

07/08/2023 13h28

Aracy Balabanian, que morreu hoje aos 83 anos, era uma das poucas atrizes que ainda tinham contrato fixo com a Rede Globo.

Ela estreou na emissora em 1972, na novela "Primeiro Amor". No ano seguinte, interpretou Gabriela no infantil "Vila Sésamo" — a personagem que a fez despontar na carreira. Seu último papel na TV foi com a personagem Dona Rosa em "Juntos a Magia Acontece", especial de fim de ano exibido em 2019.

Nos 51 anos desde sua estreia, Aracy não trabalhou em outra emissora. Procurada, a Globo confirma que ela ainda era contratada.

No ano passado, a Globo anunciou internamente que o modelo de contratação seria alterado. Ricardo Waddington, que na época era diretor de entretenimento, explicou que os atores passariam a ser contratados por obra.

Muitos talentos da emissora não tiveram seus contratos renovados. Miguel Falabella, José de Abreu, Renato Aragão, Lázaro Ramos e Dani Calabresa são alguns dos nomes que não têm mais contrato de exclusividade com a Globo.

O encerramento do contrato não significa que o artista não pode mais trabalhar na emissora. O que muda, além da exclusividade, é a remuneração: os atores só são pagos enquanto estiverem no ar.