Topo

Aracy optou por não casar e admitiu dois abortos: 'Pai que não desejaria'

Aracy Balabanian  - Reprodução/TV Globo
Aracy Balabanian Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/08/2023 11h25

Aracy Balabanian morreu hoje, aos 83 anos. A notícia foi confirmada por Splash com familiares e amigos.

Por escolha, a atriz não se casou e não teve filhos. Em entrevista à revista Quem, em 2013, ela contou sobre o assunto: "Tenho vários filhinhos. Tenho 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e já, já serei bisa-tia-avó, acho que é isso. E tenho Antônia, minha afilhada, uma paixão na minha vida. Está com 10 anos, é filha da Gogoia, participo de tudo da vida dela. Levo ao dentista, ao balé. Amo comprar roupinhas. Ela tem cabelo cacheado e, de vez em quando, quer fazer chapinha... Pego de cabelo cacheado e a entrego de cabelo liso".

A artista também revelou que chegou a fazer dois abortos. Em setembro de 1997, ela foi uma das famosas que participaram na reportagem "Nós Fizemos Aborto", da revista Veja, onde dezenas de mulheres de três gerações romperam o silêncio e contaram como e por que fizeram o procedimento.

Aracy também explicou os motivos que a levaram a realizar os dois abortos. Em sua biografia, chamada "Aracy Balabanian: Nunca Fui Anjo", ela diz: "A profissão não era regulamentada, não tínhamos bons salários, licença-maternidade e direitos". Sobre o segundo aborto, Balabanian conta: "Fiz um segundo aborto porque meu filho teria um pai que não desejaria para ninguém."

Aracy Balabanian estava internada no Rio de Janeiro após ter sido diagnosticada com câncer de pulmão em dezembro de 2022. A artista tinha mais de 50 anos de carreira e fez sucesso nas novelas "Ti Ti Ti" (1985), "Rainha da Sucata" (1990) e "A Próxima Vítima" (1995), além da série "Sai de Baixo".