Eu cresci a vida toda espiando os spoilers, que na época eram só conhecidos como fofocas mesmo, nas capas de revistas que ficavam expostas nas bancas de jornal. E isso era uma tradição nacional, nunca interferiu em nossa paixão ou na emoção de assistir aos grandes momentos da dramaturgia.
Mas ao colocar prévias das cenas futuras no final dos capítulos diários, a TV Globo conseguiu destruir essa emoção e, de quebra, prejudicar o próprio ibope.
Exemplo recente disso aconteceu em "Vai Na Fé", que apesar do gancho de mostrar Theo (Emílio Dantas) envenenando os filhos, no trailer já mostrou a dupla a salvo no hospital. De quebra, já adiantaram o momento em que Sol (Sheron Menezzes) dá um tapão na cara do executivo.
Se a ideia é instigar as pessoas para voltarem no dia seguinte, quando a trama não é envolvente o suficiente, o efeito é totalmente contrário. Se eu acabei de assistir um capítulo mediano e concluo que a sequência segue não sendo tão cativante, por que eu me daria ao trabalho de continuar acompanhando?
Acho que vale ainda refletir que a mudança de hábitos, com a novela sendo assistida e comentada em tempo real nas redes sociais, deixa a experiência de ver novela fragmentada. Com esses resumos tão rápidos e tantos vídeos pipocando por aí, na cabeça de muitos é mais que o suficiente.
Pessoalmente acho a estratégia burra, principalmente se tiver sido inspirada nos teasers de séries norte-americanas. Outra cultura, proposta e formato. No país que revolucionou com o clímax perfeito que era deixado a cada final de capítulo em "Avenida Brasil", me parece um retrocesso sem tamanho ficar entregando tudo de mão beijada. Deixa o povo ir atrás das bancas de jornal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.