Topo

OPINIÃO

Amor Perfeito: após quase enganar, Gaspar ganha prêmio de maior pau-mandado

Gilda (Mariana Ximenes) e Gaspar (Thiago Lacerda) em "Amor Perfeito" - Reprodução/Globo
Gilda (Mariana Ximenes) e Gaspar (Thiago Lacerda) em 'Amor Perfeito' Imagem: Reprodução/Globo

Lucas Rocha

De UOL em São Paulo

09/08/2023 12h42

Como já diria o grande clássico do É o Tchan, pau que nasce torto, nunca se endireita mesmo, né?! Gaspar (Thiago Lacerda) quem o diga! O personagem quase nos enganou com uma falsa redenção, mas no final do dia ele é da mesma laia que Gilda (Mariana Ximenes).

E digo mais, neste ponto da trama, está mais fácil odiar o filho de Anselmo (Paulo Betti) que a mãe adotiva do pequeno Marcelino (Levi Asaf). Gaspar ensaiou algumas boas ações em nome da suposta paixão por Darlene (Carol Castro), mas a grande verdade é que ele é obcecado pela sua comparsa.

Essa obsessão, inclusive, faz com que ele pareça uma pessoa patética e uma mera marionete para Gilda pintar e bordar como bem entende. Não bastasse a vergonha que passou no casamento, agora ele está pronto para obedecer aos comandos da megera e assassinar Catarina (Cristiane Amorim).

A reviravolta no arco de Gaspar esvazia qualquer empatia pelo personagem, e agora está mais que liberado odiar ele e torcer pela sua derrocada o quanto antes. O que todo vilão - ainda mais quando é burro - merece no fim das contas

Nas ironias da dramaturgia, o machismo que tem sido usado para maltratar Gilda sensibiliza mais o telespectador do que alguém que se rasteja em troco de nada. Que os dois renovem a aliança para esquentar mais essa reta final da novela, e com sorte, um afunde o outro da pior maneira possível.