Topo

Iza confessa deboche em músicas após divórcio: 'Raiva não existe mais'

Colaboração para Splash

09/08/2023 10h30

Iza, 32, considera "Afrodhit" um virar de página em sua trajetória - não apenas profissional, mas também pessoal. Lançado no início deste mês, o novo álbum da cantora é reflexo de um período turbulento que ela enfrentou e conseguiu superar, em parte, por meio do trabalho artístico.

Feliz com o resultado do projeto, Iza admite que o processo criativo foi dos mais pessoais. "Estou muito confortável cantando nesse álbum. Não pensei em como as pessoas iam interpretar o que eu estava cantando. Acho que isso faz muita diferença na hora de criar", diz ela, ao programa Splash Entrevista.

A dor do fim do casamento com o produtor musical Sérgio Santos, de quem se separou em outubro de 2022, está refletida em várias das faixas de "Afrodhit". "Só consegui falar disso com humor, com deboche, porque essa raiva e essas coisas [sentimentos] existiram, mas não existem mais. Isso é o f*da de fazer arte: ressignificar as coisas que aconteceram na sua vida e se livrar mesmo [delas] através de uma expressão artística. Sou muito a favor disso."

Para Iza, transformar o luto conjugal em arte foi fundamental para alcançar a superação. "É um processo terapêutico. Acho que a virada de página é exatamente essa: você conseguir olhar para uma situação que você viveu com outros olhos, com os olhos da arte, da comunicação."

Álbum descartado

Por muito pouco, o público não teve em mãos um álbum de Iza bem diferente de "Afrodhit". A cantora já tinha outro projeto praticamente finalizado, quando decidiu descartá-lo e recomeçar do zero.

Foram vários os motivos que a levaram a essa decisão radical. "O álbum não me representava mais sonoramente. Para mim foi muito importante fazer esse álbum novo, não só por isso, mas porque era necessário [para mim, naquele momento] um recomeço, mesmo, geral. Não só um recomeço artístico, mas um recomeço [completo]."

Ela torce, no entanto, para que as faixas descartadas venham a integrar o repertório de outros artistas. "Não acho que elas foram jogadas fora. A maioria das músicas não foram escritas por mim, foram compostas por outros artistas incríveis, e podem ganhar vida nas vozes de outras pessoas."

Relacionamento com Yuri Lima

Para quem não sabe, a vida amorosa de Iza também vai muito bem, obrigada: ela namora desde janeiro o jogador de futebol Yuri Lima, 29. "Agora estou vivendo um relacionamento com uma pessoa que está em um meio completamente diferente do meu."

O primeiro contato entre os pombinhos se deu através da internet - algo pouco usual para a cantora. "A gente se conheceu de uma forma muito aleatória, pelo Instagram. É uma coisa que nunca havia acontecido comigo, porque, quando surgiu o Tinder, eu estava namorando. Foi a primeira vez que troquei uma ideia on-line com alguém e fiquei com muita vontade de conhecer pessoalmente. E não me decepcionei pessoalmente, muito pelo contrário."

"Fiu-Fiu", uma das faixas de "Afrodhit", foi parcialmente inspirada em Yuri. "Na hora em que a gente estava compondo, as meninas perguntaram: 'o que você mais gosta no Yuri?' Falei: 'ele tem uma entradinha aqui que é uma delícia...' [risos]. Falei do olhar [dele], falei de tudo, e a gente escreveu assim."