Esse conteúdo é antigo

'Se autoaceitar é um processo quase impossível', reflete Rafa Brites

Rafa Brites, 36, foi às redes sociais na noite de hoje para fazer uma reflexão sobre autoaceitação e de como a relação com o seu corpo mudou. Ela está se recuperando de um explante de silicones nos seios.

Relação com o espelho e aceitação do corpo: "Ao longo do tempo mudei a relação que tenho com meu corpo. Se autoaceitar é um processo quase impossível para nós mulheres, e eu mesmo estando quase no ápice dos padrões estéticos opressores, ainda é rara a vez que eu me olhe no espelho e não repare em 'algum defeito que deva ser corrigido'. É injusto, exaustivo e triste. E o pior é que tenho consciência que eu por vezes ainda contribuo de alguma maneira com o sistema".

Pressão estética: "Veio a adolescência, as pressões estéticas e os padrões de beleza opressores. Eu muito próxima do padrão, não me sentia feliz. Me olhava no espelho e me julgava. Então, em 2007 decidi colocar prótese de silicone. Na época era o que eu queria. Amamentei meus dois filhos, nunca tive nenhum tipo de problema, mas mudei meu estilo de vida, hábitos e a maneira que eu percebia o meu corpo".

Explante do silicone: "Fiz meu explante e estou feliz. Não venho aqui militar e dizer o que uma mulher deve ou não fazer com o próprio corpo, mas sim falar que entendermos os porquês de nossas decisões. Se for para colocar, tirar, preencher e botocar, que seja por nos amarmos e não por nos odiarmos. Que não coloquemos nossa 'vaidades' a frente da nossa saúde e segurança.

Conselho: "Pesquise, procure, converse, saiba os prós e contras e principalmente esteja ciente dos riscos".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.