Topo

ANÁLISE

Sem Vai na Fé, Terra e Paixão tem missão de não despencar ibope da Globo

Gloria Pires e Tony Ramos interpretam os vilões Irene e Antônio La Selva na trama das 9 - Reprodução/TV Globo
Gloria Pires e Tony Ramos interpretam os vilões Irene e Antônio La Selva na trama das 9 Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, no Rio

09/08/2023 12h00Atualizada em 09/08/2023 20h25

Com o término de "Vai na Fé" na próxima sexta-feira (11), "Terra e Paixão" assume um novo desafio na Globo: mostrar que consegue se sustentar "sozinha" na grade da emissora. A trama de Walcyr Carrasco deve permanecer no ar até janeiro de 2024.

A novela das 7, além de recuperar a audiência e repercussão da própria faixa horária, ajuda a turbinar a audiência noturna da emissora e a impulsionar as atrações seguintes: Jornal Nacional e "Terra e Paixão".

"Vai na Fé" deve fechar sua exibição com 179 capítulos e 23 pontos de média geral na Grande São paulo, principal termômetro publicitário do país, dois a mais que as antecessoras, "Quanto Mais Vida, Melhor" (20,5) e "Cara e Coragem" (21), responsáveis por afundar a faixa das 7. Um ponto representa 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos.

No último mês, o folhetim das sete tem oscilado entre 25 e 26 pontos de média semanal na Grande São Paulo, índices comemorados pela produção da novela e alta cúpula da Globo. Alcançou o recorde de 27,8 pontos no capítulo de ontem (8), tornando-se a novela das 7 mais assistida em 753 dias, segundo o portal TV Pop. "Terra e Paixão", por sua vez, marcou apenas dois décimos a mais, 28,0.

A expectativa da emissora é que os primeiros capítulos de "Fuzuê", que estreia na próxima segunda(14), marque índices inferiores a "Vai na Fé" pela quebra natural de público após o término de uma história e o começo de outra. A trama de Gustavo Reiz vai narrar a luta de Luna (Giovanna Cordeiro) para desvendar o paradeiro da mãe.

Sem a trama de Rosane Svartman para elevar rapidamente os números da Globo por volta das 19h e 20h, a história de Walcyr Carrasco pode ter dificuldade para alcançar médias semanais entre 26 e 27 pontos na Grande SP, como no último mês.

Se isso acontecer, o sinal vermelho na Globo deve reacender e o autor precisar fazer novas alterações no folhetim. O início conturbado na audiência fez Walcyr acelerar a virada da novela e criar reviravoltas.

Emilio Dantas e Sheron Menezzes em cena de "Vai na Fé" - Divulgação/TV Globo  - Divulgação/TV Globo
Emilio Dantas e Sheron Menezzes em cena de "Vai na Fé"
Imagem: Divulgação/TV Globo

Na semana passada, a trama de Sol (Sheron Menezzes) chegou a superar a audiência da trama das 9 na terça-feira (1°) e se tornou a novela de maior audiência da TV. "Vai na Fé" teve 26,5 pontos, contra 26,4 de "Terra e Paixão" na Grande SP.

O folhetim das sete também superou "Terra e Paixão" no top 10 do Globoplay em alguns dias isolados, subvertendo a expectativa de a novela das 9 ocupar o posto de novela mais vista da plataforma.