5 fake news de Maíra Cardi que já assustaram os médicos e a ciência
Maíra Cardi, 39, volta e meia causa nas redes sociais com alguma declaração polêmica. A coach e influenciadora já fez algumas afirmações que foram criticadas e rebatidas, tanto por seguidores quanto por especialistas, sobretudo no que diz respeito a cuidados com alimentação e saúde.
Relembre alguns momentos em que a noiva de Thiago Nigro fez afirmações que foram rebatidas pela ciência.
Bolo de chocolate causa Alzheimer? A influenciadora declarou em um novo vídeo que o bolo de chocolate está associado a doenças como Alzheimer, infarto, inflamação no intestino, insuficiência hepática e osteoporose. A informação foi rebatida e não tem embasamento científico.
Estupro alimentar: Quando Arthur Aguiar estava confinado no BBB 22, Maíra fez uma declaração sobre algo que chamou de "estupro alimentar". Em vídeo publicado em seu TikTok, a influenciadora afirmou que pessoas que escolhem fazer dietas podem sofrer pressões e serem forçadas a comer algo que as desvie de seu cardápio ou de sua meta de emagrecimento, comparando essas atitudes a uma violência sexual.
A chef Paola Carosella criticou a fala: "Tem muitos papos por aí sobre comida. E tem muita gente muito maluca. Tem a mulher do Arthur Aguiar que falou do estupro alimentar. Que mulher louca", disse ao Papo de Segunda (GNT).
Microbiota do Magro: Em 2019, Cardi anunciou a venda de um protocolo de emagrecimento que faria uma limpeza profunda no organismo, deixando a pessoa com uma "microbiota do magro". O programa contaria com mudança na alimentação e suplementos que alterariam a produção de bactérias no intestino relacionadas ao desenvolvimento de doenças e excesso de peso. A promessa é que isso geraria uma redução entre 2 kg e 4 kg no peso.
"Não é tão simples assim colocar as bactérias de uma pessoa magra em uma pessoa com excesso de gordura e esperar mudanças na perda de peso", disse a VivaBem o professor de nutrição Antônio Hebert Lancha Júnior. "As bactérias vão estar em um ambiente hostil, não vão conseguir sobreviver e não haverá mudanças. Vai gerar uma frustração no paciente."
Modulação epigenética antes da gravidez? Em entrevista concedida à Record TV em 2022, Maíra e o então marido Arthur Aguiar disseram ter feito uma "modulação epigenética" antes da gravidez. Segundo eles, trata-se de mudar a alimentação do casal antes da gravidez "para zerar a genética de doenças".
A Sociedade Brasileira de Genética (SBG) se manifestou sobre a fala: "A organização esclarece que dietas saudáveis são recomendadas para obter uma melhor qualidade de vida, como atestam várias pesquisas científicas, mas, infelizmente, não são capazes de eliminar quaisquer genes deletérios (danosos) à saúde dos descendentes, como sugerido na reportagem."
Detonada após "dicas de emagrecimento" e consumo do leite: Após Maíra Cardi declarar em um vídeo quais seriam os malefícios do consumo do leite, ela foi rebatida pela chef de cozinha Carolina Garofani, no TikTok:
"Não consigo, gente. Eu não consigo acreditar que essa pessoa ainda tem uma plataforma onde ela pode falar as m**das que ela fala, porque cada vez que ela abre a boca, é uma torrente de idiotice, falácia e pseudociência, que eu não acredito que não exista uma maneira de tirar essas coisas da internet", revoltou-se.
"E eu não estou aqui para defender o consumo do leite. Não é isso. Ela fala que a lactase está dentro do leite, mas não está. A lactase é produzida pelo nosso corpo dentro do intestino, todos os mamíferos produzem lactase. Conforme nosso consumo de leite vai diminuindo, a gente vai produzindo menos. Quando ficamos adultos, tem pessoas que conseguem continuar gerando lactase para quebrar a lactose do leite, e tem gente que não, e são esses os intolerantes à lactose", explicou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.