Ex-paquito expõe brigas por preconceito nos bastidores de Xou da Xuxa
Colaboração para Splash, em São Paulo
10/08/2023 08h27
Yuri Martins, 50, que ficou conhecido como Yu Catuxito durante sua passagem como paquito no Xou da Xuxa, expôs os bastidores do programa em conversa com o jornal Extra.
Ele, que chegou a dividir moradia com Dira Paes, que também começava sua carreira na televisão, iniciou no Xou com 17 anos. Junto com Alexandre Canhoni, Cláudio Heinrich, Egon Júnior e Marcello Faustini formava o grupo dos paquitos.
Yuri afirma que sofreu preconceito por ser do norte do país e quase desistiu da televisão em virtude das provocações de outros paquitos, com quem chegou a trocar socos. "Se eu não tivesse tanta cabeça, eu teria saído porque ele me deu muita pressão. Era muita briga e a gente saiu no tapa uma vez. Mas hoje está tudo bem, graças a Deus. Fiz as pazes com ele. Não tenho rancor nem mágoa de ninguém."
O ex assistente de palco conta que não tinha muito contato com as paquitas, pois Marlene Mattos proibia essa aproximação. "Marlene tinha as coisas dela, ainda mais por tratar de uma pessoa tão grande como a Xuxa. Ela não gostava que os paquitos namorasse as paquitas. Se ela pegasse, botava para fora daquele jeitão."
Catuxito também revela que presenciou uma cena de grito de Marlene contra a Rainha dos Baixinhos. "Presenciei uma vez dentro do estúdio, ela gritou com a Xuxa: 'cala a boca, quem manda aqui sou eu, então eu que vou ter que dar as ordens' . A Xuxa ficou calada."
Yuri gostaria de receber convite para participar de algum reality show e assim voltar à ativa com a carreira artística. " Seria legal participar de um reality para dar uma "empinada na curica", como o Big Brother, por exemplo. Quem sabe... Eu não sou convidado porque não moro no Sudeste, estou fora do eixo. Para mim, a superexposição seria tranquila. Na época dos paquitos, a gente era muito visado, acostumei com isso. Também não teria problema com as críticas que talvez pudessem surgir."