Geraldo Luís critica Record e desabafa sobre fracasso: 'Teimosia do bispo'
Geraldo Luís, 52, é o convidado de estreia de Chico Barney Conversa, programa de entrevistas apresentado a partir desta semana por Splash. Na nova atração, o colunista Chico Barney recebe grandes personalidades para um bate-papo sincero e descontraído.
Dentre os assuntos da entrevista, Geraldo Luís desabafou sobre seu desligamento da Record. O contrato do jornalista com a casa foi rescindido de comum acordo, no final de maio de 2023. "Foram 16 anos de Record. Muita gratidão, mas estava na hora de parar."
Apesar do carinho para antiga casa, Geraldo admite que se sentia podado pelas restrições impostas pela política interna do canal. "Se não eu não tivesse dado o grito de liberdade lá, eu não estaria aqui. Eu não podia nada! Não me deixavam fazer nada!"
Apaixonado por TV, o apresentador lamenta que o veículo hoje não tenha mais a mesma força de antigamente. "A televisão, como um todo, está passando por uma grande turbulência, porque nada se acerta. Está envergonhada do popular, distante, sem gente de criação. É só enlatado! Todo mundo hoje está encalhado, porque não tem mais gente que cria em televisão."
Ele lamenta, principalmente, a falta de comunicadores do calibre de Gugu Liberato, Silvio Santos e Fausto Silva na nova geração. "Comunicadores populares, me fala quem tem hoje? Não tem mais [o grande nome da TV aberta]. O telespectador hoje é órfão. Diante do aparelho de televisão, ele se tornou curioso. Ninguém fica. Tirando o futebol, o que te prende hoje na televisão? Novela e jornalismo, o povo não aguenta mais!"
Não obstante, Geraldo Luís afirma que morre de vontade de retornar à telinha. "Sou um caçador de histórias. É isso que me deixa desesperado em voltar à televisão: para achar essas histórias incríveis e simples -- porque o mais difícil de se fazer em televisão é o simples."
A entrevista foi gravada com o apresentador em julho. A RedeTV! e Geraldo Luís estariam negociando contrato para seu retorno à TV, segundo o F5, da Folha de S. Paulo.
Programa diário
Geraldo Luís fez história no comando do Balanço Geral, na Record. Nem só de glórias, entretanto, viveu sua trajetória na emissora. Em 2017, ele viu naufragar a tentativa da casa de lhe dar um programa diário, batizado de Geraldo Brasil.
Para o apresentador, não foi surpresa a investida ter dado errado. "Aquilo foi uma teimosia do bispo Honorilton Gonçalves [diretor artístico da Record entre 1998 e 2013]. Era uma loucura: um programa diário, de auditório, às 17h, contra Sonia Abrão, Datena..."
A atração viu seus números caírem mês a mês no Ibope e acabou cancelada após seis meses. " O horário da tarde é um horário ingrato para trabalhar. Eu avisei [que não daria certo]. Deu audiência no primeiro mês. No segundo, já [caiu um pouco]. No terceiro, afundou!"
Apesar de tudo, Geraldo Brasil proporcionou ao apresentador experiências bastante interessantes — e inusitadas — diante das câmeras. "Eu viajava contando histórias. Fiquei até pelado! Fui à praia de nudismo [fazer matéria para o programa]. Hoje, eu estou com uma barriga menor. Parecia aquele sapo, o Caco, do 'Muppet Show'. [risos]"
Faustão na Band
A experiência de Geraldo Brasil poderia ter servido de lição para outros canais de TV, mas parece que não foi assim. Recentemente, a Band teve um prejuízo milionário ao tentar emplacar uma atração nos mesmos moldes do Domingão do Faustão (Globo) no canal.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPara Geraldo Luís, trata-se de uma receita fadada ao fracasso. "Esse negócio de programa de auditório todo dia não dá certo. Ninguém tem saco! Não tem conteúdo para todos os dias. Não dá! Foi um erro [esse projeto da Band]."
O ex-Record diz acreditar que uma volta às raízes teria sido ideal para Fausto explodir no Morumbi. "Você imagina se o Faustão tivesse feito, no DNA raiz da Band, Perdidos na Noite uma vez na semana? Claro, Perdidos na Noite repaginado. O povo quer rir, o povo quer se emocionar! O Faustão ia moer! Mas aí botaram o Fausto todo dia, atrapalhou!"
Assista à íntegra da entrevista às 19h, no canal de Splash, após o programa Central Splash, com Chico Barney.
Deixe seu comentário