Falabella suspenso, clima ruim, demissão: os bastidores do 'Sai de Baixo'

Os fãs do "Sai de Baixo" resgataram momentos do programa, ao longo dos últimos dias, após a morte de Aracy Balabanian na segunda-feira (7). O programa, que é um dos maiores sucessos da história do departamento de humor da Globo, foi idealizado por Luis Gustavo e Daniel Filho e permaneceu no ar por seis anos.

O humorístico era gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com a presença de uma plateia e repleto de cenas improvisadas. O elenco original contava com nomes como Miguel Falabella (Caco Antibes), Marisa Orth (Magda), Aracy Balabanian (Cassandra), Luis Gustavo (Vavá), Tom Cavalcante (Ribamar) e Cláudia Jimenez (Edileuza).

Entretanto, nos bastidores, o programa enfrentou alguns problemas. Miguel Falabella foi suspenso por causa do excesso de improviso nas cenas, Claudia Jimenez teve uma saída conturbada da atração, e Tom Cavalcante viveu uma crise com a direção.

'Sai de Baixo' foi ao ar pela primeira vez em 1996
'Sai de Baixo' foi ao ar pela primeira vez em 1996 Imagem: Divulgação/Globo

Miguel Falabella, 66, foi suspenso do "Sai de Baixo" (Globo) por um mês, após reclamações da direção pelo excesso de "cacos" que ele colocava nos textos dos episódios. Segundo o redator Cláudio Paiva, em depoimento ao canal Viva, a direção havia pedido diversas vezes para que o ator não exagerar nos improvisos.

"Ele foi testando a gente, igual criança, sabe? Aí as reclamações foram aumentando e aumentando até a gente decidir brecar. Um mês de suspensão fora do ar", contou o redator, durante a entrevista. Quando Falabella retornou ao programa, como uma forma de "castigo", ele precisou entrar em cena vestido de jacaré.

Cláudia Jimenez como Edileuza em "Sai de Baixo"
Cláudia Jimenez como Edileuza em "Sai de Baixo" Imagem: Reprodução

A saída de Cláudia Jimenez foi conturbada. Segundo reportagem do Jornal do Brasil, de janeiro de 1997, a atriz foi demitida do programa por "dificuldades de relacionamento". Em entrevista ao mesmo jornal, ela havia criticado o "baixo nível" dos textos do programa e atribuía aos redatores a oscilação nos índices de audiência.

"Em Sai de Baixo, eles usavam o humor fácil. Chamavam a velha de velha, o burro de burro e a gorda de gorda. Isso não é humor. Trabalhei quatro anos com o Jô Soares, 12 com o Chico [Anysio] e nunca me lembrei que era gorda. Não tenho mais saco para isso. Isso não é comédia, é o óbvio", contou a atriz, em uma entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, em março de 1997.

Continua após a publicidade

O clima nos bastidores era péssimo, de acordo com a reportagem. Uma integrante do time de redatores do programa disse que a equipe de criação chegou a contar a quantidade de falas dos atores em cada texto, na tentativa de equilibrar a presença de cada um no palco.

'Sai de Baixo' foi sucesso de audiência na Globo
'Sai de Baixo' foi sucesso de audiência na Globo Imagem: Divulgação/Globo

Em maio de 1997, meses após a saída de Cláudia Jimenez, Tom Cavalcante pediu afastamento do programa porque se sentia uma "escada" para os outros integrantes do elenco. Apesar disso, segundo reportagem do site Natelinha, ele decidiu permanecer na atração por mais alguns anos.

Em 1999, porém, Tom saiu do programa após desentendimentos com colegas e com a direção. De acordo com o Notícias da TV, o comediante passou a criticar o texto e a discordar da postura de colegas do elenco. A situação ficou insustentável após uma "crise com a direção do humorístico".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.