Esse conteúdo é antigo

Precursora do funk carioca, clipe de Ludmilla: morre Mc Katia

Morreu hoje MC Katia, veterana do funk, aos 47 anos. Por conta de uma trombose, ela precisou amputar parte do pé, logo depois a perna.

Quem era MC Katia?

MC Katia ingressou no funk no início dos anos 2000.

À época, ela era mãe solteira e trabalhava como auxiliar de serviços gerais. A funkeira decidiu soltar a voz e retratar as mulheres de comunidades, iniciando a carreira com "Ata Vai me Pegar".

A música foi redescoberta na pandemia.

MC Kátia retomou a carreira aos 45 anos, relançando o sucesso.

Em 2020, Katia participou do clipe "Rainha de Favela", de Ludmilla. Na gravação, ela esteve ao lado de outras pioneiras do funk carioca, como Valesca Popozuda e Tati Quebra Barraco.

"O que eu planejo para a minha volta é uma vida melhor para a minha família. Virei avó e preciso de uma estabilidade. Estou disposta a conquistar tudo o que me impediram de fazer no passado", disse à época ao Extra.

"Passei por várias questões por ser mulher dentro do funk. Sofri por ter começado com 29 anos, um pouco mais velha, e por ter ganhado mais peso no decorrer da carreira. A todo tempo, queriam dizer que não sou o padrão", acrescentou.

Em junho, a funkeira pediu ajuda para os seguidores após descobrir um tumor benigno no útero.

Continua após a publicidade

Ela disse que não estava conseguindo andar e divulgou seu pix para que os fãs possam ajudá-la financeiramente.

Após retirada de um mioma, a funkeira confessou que precisará amputar parte do pé. "Sigo me recuperando da cirurgia do mioma, mas ainda tenho uma luta, pois ainda estou com problemas na perna de circulação. Infelizmente, vou perder metade do pé, que está necrosado", disse ela.

A funkeira disse que havia aceitado a sua condição. "Estou engolindo a seco, mas conformada, pois não tem outro jeito. Os médicos estão fazendo de tudo, mas a minha vida vale mais. Se tem que ser assim... Meus dedos estão todos pretos. Infelizmente, o mioma e o cigarro fizeram isso comigo", lamentou.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.