Ogra, bruxa, poema histórico: qual a verdadeira história da Rapunzel?
Lançado em 2010, "Enrolados" é um verdadeiro sucesso da Disney e, segundo a imprensa internacional, vai ganhar uma nova versão com atores de carne e osso. Mas essa história da Rapunzel é bem diferente da original, aquela dos irmãos Grimm em que um pai rouba plantas da horta de uma bruxa que, para se vingar, tira a bebê de sua família e a tranca numa torre.
Na verdade, a dupla se inspirou em vários contos para criar a princesa. O principal deles seria o de Petrosinella ("salsa" em italiano) e não tem nada a ver com os cabelos mágicos e as aventuras da mocinha com o bandido Flynn Rider.
Na versão de Giambattista Basile, a mãe de Rapunzel é forçada a entregá-la a uma ogra após roubar salsa de seu jardim. A ogra então prende a garota em uma torre que só é acessível por suas longas tranças douradas.
As inspirações não param por aí. O escritor italiano teria se baseado na epopeia persa "The Shahnameh", ou a Épica dos Reis em português. Escritos no século 10, os poemas narram a mitologia do Irã, desde a criação do mundo até a conquista árabe no século 7.
Em um deles há a história da princesa babilônica Rudaba, que foi trancada em uma torre por seu pai para que não se casasse. Porém, ela acaba conhecendo o persa Zal e se apaixona pelo jovem de origem inimiga.
Rudaba oferece seus cabelos para que Zal escale a torre, o que teria servido de inspiração para Rapunzel. No poema, no entanto, a princesa é morena, e não loira.
"Venha, pegue essas mechas pretas que joguei para você e as use para escalar até mim."
Zal nega a ajuda e usa uma corda para subir a torre. Os dois conseguem convencer a família da princesa a permitir o casamento e têm dois filhos juntos, incluindo o principal herói da Shahnameh.
Deixe seu comentário