Além de Larissa Manoela: 8 estrelas que romperam com os pais empresários
Larissa Manoela não é a primeira estrela mirim a romper com os pais após ser gerida profissionalmente por eles.
Britney Spears
Jamie Spears, pai de Britney, teve a tutela da cantora por mais de 13 anos. Era ele quem dava a palavra final em várias decisões da vida da artista como, por exemplo, se ela se casaria ou não. O arranjo legal começou devido às preocupações com a saúde mental de Britney, que foi hospitalizada duas vezes em 2008 na ala psiquiátrica de um hospital.
Desde então, o pai de Britney e um advogado assumiram o controle de seus assuntos pessoais e comerciais. A cantora tentou remover o pai da posição de seu tutor em 2020, mas um juiz negou. Fãs da artista chegaram a fazer um movimento chamado "Free Britney" pelo fim da tutoria, o que se concretizou em 2021.
Deus, eu amo tanto meus fãs que é uma loucura! Acho que vou chorar o resto do dia! Melhor dia de todos... Louvado seja o Senhor.
Britney Spears em postagem no Twitter
Macaulay Culkin
O astro do filme "Esqueceram de Mim" começou a a atuar aos 4 anos, mas deixou a carreira de ator aos 14 anos. Segundo divulgado pelo jornal Los Angeles Times em 1995, Macaulay Culkin foi obrigado a gravar oito filmes em cinco anos pelo pai, o ator e empresário Christopher Culkin.
O relato do LA Times também detalhou que a família passou por uma batalha judicial na disputa pela fortuna do então ator. A mãe, Patricia Brentrup, se separou de Christopher na época. Macaulay ganhou na Justiça o direito de não ceder o dinheiro conquistado em seus trabalhos aos pais.
Meu pai era um homem abusivo. Eu pedia uma folga e ele continuava assinando contratos para mais filmes. Meu pai tinha uma cama gigante, uma televisão enorme, e me fazia dormir com meu irmão no sofá.
Macaulay Culkin em entrevista à revista Times
Jennette McCurdy
Jennette McCurdy, famosa por interpretar Sam em iCarly, escreveu um livro sobre os abusos que sofreu da mãe. Em "Estou Feliz Que Minha Mãe Morreu", ela conta que só entrou na indústria do entretenimento porque a mãe queria: "Minha mãe sempre sonhou em ser uma atriz famosa e ficou obcecada em me fazer uma estrela, mesmo eu sendo extremamente tímida".
Ela conta que a mãe a incentivou a desenvolver transtornos alimentares e não saía de perto dela nem na hora do banho. A mãe de Jennette morreu de câncer em 2013, e desde então ela tem feito terapia para lidar com o abuso:
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberFoi apenas a distância dela que me permitiu ficar saudável. Eu não sabia como encontrar minha identidade sem minha mãe. E eu não vou mentir, foi muito difícil chegar aqui. Mas, agora, estou em um lugar na minha vida que nunca pensei que fosse possível. Eu finalmente me sinto livre. Jennette McCurdy em entrevista à People
Jackson 5
Composto pelos irmãos Michael Jackson, Jermaine, Marlon, Tito e Jack, o grupo fez sucesso na década de 60. Quem o empresariava era Joseph "Joe" Jackson. Considerado abusivo, o empresário ficou conhecido por ser bastante rigoroso com os filhos pequenos, além de ter sido acusado de maltratá-los.
Estou contente de ter sido duro, porque vejam o que eu realizei. Criei filhos que todo mundo ama em todo o mundo.
Joe, em 2013, durante entrevista à CNN em 2013.
Drew Barrymore
Drew Barrymore começou a trabalhar aos onze meses de idade, e ganhou projeção internacional ao protagonizar "E.T." aos sete anos. Desde então, tem uma relação conturbada com a mãe, que controlava sua carreira, incentivava seus vícios e até tentava roubar seus namorados.
Ela começou a beber aos 9 anos, fumar maconha aos 10 e cheirar cocaína aos 12. Assim, aos 13, já tinha encarado a reabilitação duas vezes e só começou a mudar de vida após conseguir a emancipação, aos 14.
Minha mãe não me deixava comer doce. Studio 54 (antiga discoteca de Nova York), maconha e álcool, tudo bem, mas não toque nesse doce. Drew Barrymore no podcast Drew's News
Selena Gomez
O caso da ex-estrela da Disney é um pouco diferente dos anteriores. Ela não teve uma briga pública com a mãe, Mandy Teefey, e o padrasto. Eles empresariavam a artista, que os demitiu em 2014.
Em uma entrevista para a Suggest, em 2018, Mandy relembrou o momento: "Nunca esperávamos administrar [Selena] toda a sua vida. Perdemos tempo com a família porque a única vez que a vimos, conversamos sobre negócios. Não era mais divertido para nenhum de nós, como era quando ela era mais jovem e tínhamos que estar com ela porque ela era menor de idade."
Beyoncé
Sucesso mundial com "Renaissance Tour", Beyoncé teve apenas uma ruptura profissional com os pais — assim como Selena Gomez. A cantora foi empresariada pelo pai, Mathew Knowles, por muitos anos até que decidiu demiti-lo em 2011. Em entrevista à CNN, ela esclareceu o que houve.
Eu só me separei de meu pai em um nível profissional. Ele é meu pai pela vida, e eu o amo muito. Sou grata a tudo que ele me ensinou.
Beyoncé em entrevista à CNN
Bruna Marquezine
Assim como Selena Gomez e Beyoncé, Bruna só cortou as relações profissionais com a mãe. Em entrevista ao Quem Pode, Pod, a atriz conta que passou a querer arriscar mais em sua vida profissional, enquanto sua mãe queria garantir a segurança financeira.
A gente brigava, a gente se ofendia, a gente se feria. Era muito difícil para ela, imagina, eu com 18 ou 19 anos falar: eu não vou fechar tal contrato, ou eu não vou fazer tal campanha, porque isso não tem a ver comigo, porque isso não tem a ver com o que eu quero para o meu futuro. Bruna Marquezine
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.