Preta Gil tem quadro estável em UTI após cirurgia para retirar tumor
Preta Gil, 49, apresenta quadro estável após passar por uma cirurgia para retirada de tumor de reto ontem (16). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da artista.
Equipe compartilhou boletim médico nas redes sociais. "A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva".
"O quadro segue estável e daremos mais informações nos próximos dias", detalhou a legenda da publicação feita no perfil oficial da artista no Instagram.
Informações foram cedidas pelo Hospital Sírio-Libanês, local em que Preta Gil segue internada em São Paulo. O boletim foi assinado pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Ângelo Fernandes.
Segundo a amiga da cantora Malu Barbosa, o procedimento cirúrgico durou mais de 14 horas. "Uma guerreira que aguentou mais de 14 horas de cirurgia. Preta Gil, uma força da natureza! Agora só vamos. A cura está bem mais perto! A gente te ama!", detalhou ela no Instagram.
Mais cedo, Flora Gil já havia informado que a enteada estava bem. "Do jeito que ela gosta, cercada de amor e confiança. Logo Preta vai mandar notícias, mas por agora é só agradecer por ter corrido tudo bem e ter dado tudo certo", escreveu a esposa de Gilberto Gil em uma postagem nas redes sociais.
Preta Gil trata o câncer desde janeiro deste ano, quando descobriu a doença. Antes da cirurgia, ela compartilhou uma foto com o filho que dizia: "Estou indo agora fazer a cirurgia pra retirar o tumor. Estou aqui cercada de amor, com meu filho ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim".
Relembre as etapas do tratamento
Preta Gil trata o câncer desde janeiro deste ano, quando descobriu a doença.
Em janeiro, Preta recebeu o diagnóstico após passar seis dias internada. Trata-se de um adenocarcinoma no reto, a porção final do intestino. Ela começou o tratamento na semana seguinte e avisou os fãs: "Conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante".
A quimioterapia foi a primeira fase do tratamento. Preta Gil optou por ficar internada ao invés de fazer a quimio em casa: "Muita gente pode ir com uma bombinha para casa, uma bombinha de infusão de um medicamento, mas eu prefiro fazer no hospital por conta dos enjoos, da tontura, me sinto mais segura. Fico lá três dias, volto para casa e fico 12, e volto para o hospital", explicou aos seguidores no Instagram.
Em abril, os médicos decidiram parar a quimio e iniciar a radioterapia: "Eu de fato melhorei demais o meu estado de saúde. Foi uma semana em que eu me recuperei em casa e isso faz toda a diferença [...] os médicos resolveram que não vou mais fazer quimioterapia e que vou partir direto para a radioterapia. Então começo daqui uma semana", disse em um vídeo.
Essas duas primeiras etapas tinham o objetivo de diminuir o tumor para facilitar a cirurgia que aconteceu nesta quarta-feira, 16. Preta Gil fez a última sessão de radioterapia em junho e, depois, passou um período descansando com a família e se preparando para o procedimento.
Após a operação, Preta Gil passará um período usando uma bolsa de colostomia: "Eu vou ter que usar uma bolsa de colostomia, vou fazer uma operação no reto então tem que dar um sossego para cicatrizar. A gente tem muito esses monstros: ai, meu Deus, a bolsa. Mas os médicos me mostram como é, como faz. Para tudo na vida a gente tem uma solução, tem que manter o otimismo", contou em entrevista a Ana Maria Braga.
Deixe seu comentário