Esse conteúdo é antigo

Cris Vianna comenta sobre ainda não ter feito protagonista em novela

Cris Vianna, 46, em entrevista à coluna Play do jornal O Globo:

A atriz comenta sobre ainda não ter feito protagonista em novela durante a sua carreira. Cris destaca que o mercado ainda vive uma transformação sobre a presença de atores negros. "A verdade é que nós, pessoas pretas, desde muitos anos, batalhamos para sermos escutados. E para recebermos de fato o que merecemos. A gente está tendo um mundo que caminha para ser um mundo melhor no futuro. Mas essa luta começou por nós. Não é um presente que está sendo dado."

Ela continua e completa: "Às vezes, a narrativa fica como presente dado. Eu nunca fui capa de milhões de revistas que a gente tem por aí. Nunca fui protagonista de novela nenhuma na minha vida. Tenho anos de estrada. Nem por isso eu fico na dor, nem por isso fico no lamento. E continuo caminhando. Vejo várias coisas acontecendo e só posso aplaudir. Acho que a arte nos possibilita isso."

Mas a atriz faz questão de destacar as suas referências no universo artístico nesses 18 anos de carreira. "As minhas inspirações são as que eu sempre disse: dona Ruth de Souza, dona Léa Garcia, dona Zezé Motta. Hoje tem várias amigas que estão aí, Juliana (Alves), Taís (Araújo), Roberta (Rodrigues). São o meu fortalecimento diário."

A atriz conta que começou a trabalhar cedo para ajudar em casa. O pai de Cris morreu quando ela era ainda pequena. "Eu fui uma criança muito real. Não fui lúdica, fui muito pé no chão. Família preta dificilmente tem essas relações muito lúdicas. Minha mãe sempre trabalhou, meu pai faleceu cedo. Eu tive que trabalhar muito menina, antes da hora praticamente. Então, não tive muito tempo de ser lúdica."

De acordo com ela, trabalhar cedo de alguma forma a impactou. "Tenho um pouco de dificuldade de entrar no lúdico na vida. Sou muito prática. Não sou de florescer coisas. Às vezes, as pessoas querem ouvir coisas que não sei dar. Não sei inventar, embora eu seja uma contadora de histórias", contou ela.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.