Isso o doc não mostra: o dia em que Xuxa saiu chorando do palco de festival
Maior fenômeno infantil do país, Xuxa viveu tempos de glória também no exterior. O documentário do Globoplay mostra o êxito da Rainha dos Baixinhos na América Latina ao focar na Argentina, mas deixou de fora outros países e um episódio emblemático para a mãe de Sasha: o dia em que ela saiu chorando do palco do Festival Viña del Mar, o principal do Chile.
Em fevereiro de 2000, ela voltou ao país hispânico para repetir o feito de dez anos antes: ser ovacionada pelos chilenos. Mas não deu muito certo. A experiência foi tão traumática que ela disse não pisar mais no país — o que só voltaria a acontecer 20 anos depois para a gravação de um comercial, sem a presença de imprensa ou entrevistas.
A apresentação de Xuxa desandou quando ela cantava "Ilariê" e ouviu quase 20 mil pessoas alterarem a letra para uma versão "proibidona". Os chilenos mudaram o refrão ao acrescentar a palavra "chu-pa-lo", em alusão ao sexo oral. Essa troca na letra, cheia de duplo sentido, viralizou após um humorista fazer uma paródia.
Xuxa não compreendeu de cara o que o público estava dizendo, até que um fã traduziu a expressão. Ela não gostou nada de saber o duplo sentido e pediu para que todos parassem, pois crianças estavam presentes, incluindo sua filha, Sasha, de quase 2 anos.
Xuxa, que deixou o palco chorando, também fez um discurso: "Não vim ao Chile com o propósito de vender discos, vim me comunicar com o público que conquistei há dez anos e ver vocês se divertindo comigo. Não sou cantora, nem tenho voz para isso. Minha ideia é que vocês fossem felizes, que fossem mais crianças hoje."
Após o desabafo, Xuxa retornou ao palco a pedido dos apresentadores para cantar "Ilariê" mais uma vez. Ela retornou com Sasha nos braços e recebeu um feedback diferente do público, com gritos de apoio. "Achei que vocês não gostavam de mim", respondeu ela, emocionada.
Ao jornal chileno Extra, Xuxa afirmou não entender por que fizeram uma paródia de uma música sua com referência pornográfica. "Ao Viña não volto mais. Fiquei muito decepcionada, pois não estava ali para vender discos nem ganhar prêmio algum, mas apenas para alegrar o auditório."
O episódio negativo repercutiu em jornais no Brasil, sendo pauta até no Fantástico. Xuxa negou que tenha sido vaiada — como alguns jornais publicaram na época — e tentou minimizar a chateação, mas não conseguiu negar que ficou chateada. "Xuxa ficou magoada, triste e se sentiu desrespeitada como artista e ser humano. Ela é muito sensível", disse o cabeleireiro da apresentadora, Mauro Freire, à época.
A imprensa internacional também repercutiu o acontecido. "O público foi grosseiro", criticou o jornal "La Cuarta". "Lamentável", escreveu o "La Nácion". Vídeos que continham a apresentação no YouTube foram derrubados pela produção do Viña del Mar.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.