Quais são e qual a origem dos nomes verdadeiros de Chitãozinho e Xororó?

A história de Chitãozinho e Xororó é contada em nova produção do Globoplay. A produção traz no título os nomes verdadeiros da dupla sertaneja: "As Aventuras de José e Durval".

Na vida real, Chitãozinho e Xororó são José Lima Sobrinho, 69, e Durval de Lima, 65. Naturais de Astorga, no interior do Paraná, eles são filhos de Seu Mário, um caminhoneiro, e Dona Araci, uma dona de casa. O casal ainda teve outros seis filhos.

Ainda na infância, adotavam o nome artístico de "irmãos Lima". A troca para Chitãozinho e Xororó foi uma escolha do radialista Geraldo Meirelles, conforme conta a série.

O nome surgiu a partir da música "Chitãozinho e Xororó", escrita por Serrinha e Athos Campos em 1939. Ela é inspirada em duas aves: o inhambu-chintã (Crypturellus tataupa) e o inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris). Chitãozinho ficou com esse nome graças ao inhambu-chintã ser maior que o chororó, que por sua vez canta mais alto e agudo.

Na série do Globoplay, que mistura realidade e ficção, os pais da dupla, Araci e Mário, buscam o radialista Geraldo Meirelles (Augusto Madeira), que fazia uma audição de talentos em Maringá, para alavancar a carreira das crianças. A princípio, não dá certo, mas a insistência dos irmãos convence o profissional a investir neles.

Chamado carinhosamente de Chitão pelos amigos, José tem três filhos, Aline e Allison, do primeiro casamento com Adenair Lima, e Enrico, do segundo casamento com Márcia Alves.

Já Xororó é casado com Noely Pereira Lima desde 1981. O casal mora em um condomínio na região de Campinas, no interior de São Paulo. Eles são pais dos cantores Sandy e Junior.

"As Aventuras de José e Durval"

Mesclando fatos reais com situações fictícias, a trama começa em 1968, com os protagonistas ainda crianças no interior do Paraná, e passa pelas décadas de 70, 80 e 90, mostrando o convívio dos irmãos com a família, o início da paixão pela música, as descobertas ao embarcarem em turnês e como enfrentaram as dificuldades do dia a dia para ajudar a família e perseguir seus sonhos, muitas vezes desafiando todos ao redor. Tudo isso com pitadas de emoção, diversão, persistência e uma trilha para lá de especial.

Continua após a publicidade

Irmãos na vida real e em cena, Rodrigo e Felipe Simas têm a missão de interpretar os homenageados na fase adulta. Seus pais, Araci e Mário, são interpretados por Andréia Horta e Marco Ricca. Noely Lima também é destaque na produção ao ser interpretada por Màrjorie Gêrardi, enquanto Larissa Ferrara é Adenair, a primeira esposa de Chitãozinho.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.