Encontrado na rua, 'Mendigo Gato' deixou vida de modelo por vício em drogas
Desaparecido há seis meses, o ex-modelo conhecido como "Mendigato" foi encontrado em situação de rua hoje no Rio de Janeiro. Segundo agentes do Segurança Presente da Lapa, ele estava em situação de vulnerabilidade social. Ele foi encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia para que fosse comunicado seu paradeiro a familiares. Ele alegou ter saído de casa e optou por continuar nas ruas.
Quem é o "Mendigo Gato"?
Rafael Nunes da Silva tem 41 anos e é natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. Ele se tornou nacionalmente conhecido como o "Mendigo Gato" em 2012, quando uma foto sua, enrolado em uma manta, viralizou na internet. A imagem foi capturada em frente à Catedral Basílica de Curitiba, e na época, aos 30 anos, Rafael estava vivendo em situação de rua devido à sua dependência química.
Sua história ganhou destaque em programas de TV, como o Esporte Espetacular (Globo) e Domingo Show (Record) — apresentado por Geraldo Luís. Também houve repercussão no tabloide britânico, que o descreveu que o rosto desolado do homem em situação de rua contrastava com os "estonteantes olhos azuis, que conquistaram milhares de corações".
A visibilidade trouxe novas oportunidades e a vida do ex-modelo teve uma reviravolta. Dias depois da repercussão, uma clínica do interior de São Paulo ofereceu tratamento a Rafael, para a felicidade da mãe e irmã de Rafael. Na época, elas disseram que ele tinha estudo e família, mas era dependente do crack e não queria se tratar.
Conseguiu deixar a rua, voltou a trabalhar e começou um relacionamento com a jornalista Clarissa Couto, com quem teve dois filhos, de oito e quatro anos. Rafael se mudou do Paraná para o Rio de Janeiro quando se casou. Eles se separaram em 2020, mas continuaram amigos.
Para a ex-esposa, o desaparecimento está relacionado às recaídas em relação ao uso de drogas. "No dia que ele desapareceu, esteve na minha casa para deixar algumas coisas com as crianças. Tinha acabado de sair de uma clínica de reabilitação", contou ao UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.