Esse conteúdo é antigo

'Repórter secreto' do Fantástico mostra o rosto na Globo após 27 anos

Eduardo Faustini, apelidado de "repórter secreto" e famoso por conta das reportagens investigativas para o Fantástico (Globo), mostrou o seu rosto pela primeira vez em 27 anos.

A revelação ocorreu no Fantástico deste domingo. "As pessoas fazem muita confusão, achando que eu não mostro o meu rosto para me proteger. Mas, na realidade, eu nunca mostrei o rosto para proteger o meu trabalho. Porque o fato de eu não ser conhecido possibilitou que eu fizesse muitas matérias de infiltração, que eu frequentasse lugares sem ser reconhecido".

No programa, Faustini se mostrou nervoso ao conceder uma entrevista exibindo o rosto pela primeira vez. "Estou extremamente desconfortável. Agora, quando estou fazendo o meu trabalho, não sinto nada [nenhum nervosismo]. Sei que não posso tremer ou gaguejar".

Eduardo Faustini, apelidado de 'repórter secreto' do Fantástico
Eduardo Faustini, apelidado de 'repórter secreto' do Fantástico Imagem: Reprodução/Globoplay

O jornalista afirmou que um dos motivos para optar por não revelar sua identidade foi preservar sua família. "Eu sabia o peso da minha responsabilidade. Eu sacrifiquei a minha família, minha mulher, meu filho — e eles nunca me cobraram. Mas eles sabem o que passaram. O meu filho fez a faculdade com policiais na porta da sala de aula".

Faustini trabalhou na Globo de 1996 a 2021. Ao longo de seu trabalho na emissora, o "repórter secreto" foi ameaçado diversas vezes devido às investigações que participou.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.