Topo

De Salete a Hollywood: ascensão de Bruna Marquezine vira 'comoção nacional'

Bruna Marquezine na CinemaCon 2023; atriz interpreta Jenny Kord em 'Besouro Azul' Imagem: Eric Charbonneau

De Splash, em São Paulo

21/08/2023 04h00Atualizada em 21/08/2023 12h51

Bruna Marquezine, 28, fez sua estreia em Hollywood na última quinta-feira (17), com a estreia de "Besouro Azul". A atriz foi elogiada pelo diretor do longa, Ángel Manuel Soto, além dos amigos famosos e do público brasileiro —que critica o filme, mas exalta a atuação dela ao lado do protagonista Xolo Maridueña.

Aos sete anos, Marquezine se tornou uma estrela das novelas após sua atuação em "Mulheres Apaixonadas" (2003), na Globo. Relembre a carreira de Bruna Marquezine e saiba mais sobre a atriz:

O primeiro trabalho de Bruna na televisão foi Gente Inocente, também na TV Globo, programa infantil apresentado por Márcio Garcia, que ficou no ar de 2000 a 2002. A atriz era uma das "entrevistadoras" mirins da atração, ao lado de outros futuros famosos, como o ator Sérgio Malheiros.

Relacionadas

Em 2000, ela também se destacou ao estrelar uma propaganda da Polícia Militar de São Paulo. Aos cinco anos, em seu primeiro trabalho como atriz, ela narrava a rotina com o "pai", um policial militar que havia "viajado". Ao final do comercial, era revelado que o pai da personagem havia cometido suicídio. A propaganda fazia parte de uma campanha da PM de combate ao suicídio.

Em 2003, Bruna fez sucesso ao interpretar Salete em "Mulheres Apaixonadas". A mãe da atriz enviou o comercial para a Globo. O diretor Ricardo Waddington viu e mostrou para Manoel Carlos, que gostou da atuação da menina. Assim, ela foi convidada para estrelar a novela.

Bruna Marquezine no papel de Salete, em "Mulheres Apaixonadas" Imagem: Reprodução/TV Globo

Ainda criança, Bruna chorava sem esforço em cenas dramáticas, vivendo uma menina prestes a se tornar órfã. A personagem tinha sonhos frequentes com a mãe (Vanessa Gerbelli), que surgia como um anjo, e acordava em prantos. "Eu nunca tive pesadelos por causa da novela. E, se eu sonhasse, não teria medo. Não sou como a Salete", disse ela, à época, em entrevista ao Estadão.

Nos anos seguintes, atuou em uma série de filmes da Xuxa, como "Xuxa Abracadabra" (2003), "Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida" (2004), "O Mistério de Feiurinha" (2009) e os DVDs "Xuxa Só Para Baixinhos" 3 e 5.

A deficiente visual Maria Flor, de "América" (2005) também foi um marco na carreira de Bruna, que tinha dez anos. Ela, Marcos Frota, que interpretava Jatobá, e a autora Gloria Perez foram homenageados com a Medalha Tiradentes, na ALERJ, pela representação da deficiência visual na novela.

Contratada da Globo até 2020, Bruna ainda atuou em uma série de produções da emissora, como "Cobras & Lagartos" (2006), "Negócio da China" (2008), "Araguaia" (2010), "Salve Jorge" (2012) e "I Love Paraisópolis" (2015). Ela foi uma das Helenas de Manoel Carlos em "Em Família" (2014) e fez sua primeira cena de nudez na TV aberta na série "Nada Será Como Antes" (2016). Seu último papel na Globo foi na trama medieval "Deus Salve o Rei" (2008).

Streaming e carreira internacional

Após romper com a Globo, Bruna atuou em "Maldivas", série da Netflix. A produção foi cancelada pela plataforma após uma única temporada.

Ela fez um teste para o papel de Supergirl em "The Flash" (2023), filme estrelado por Ezra Miller. Em entrevista ao podcast Mamilos, a atriz conta que ficou em segundo lugar e perdeu a personagem para a atriz Sasha Calle.

Bruna Marquezine é Jenny Kord em Besouro Azul Imagem: Divulgação

A atriz acabou sendo escalada para viver Jenny Kord em "Besouro Azul" (2023), também da DC. Na trama, ela é uma das protagonistas e responsável por transformar o protagonista Jaime Reyes (Xolo Maridueña) no super-herói.

Nos últimos anos, Bruna também passou a representar grifes internacionais como Miu Miu, H. Stern, Chopard, Yves Saint Laurent, Tiffany e Prada.

Vida pessoal

Entre idas e vindas, Bruna namorou Neymar entre 2013 e 2018. "Tentava me enquadrar e tentar vender uma personalidade perfeita, num namoro perfeito, quando, na verdade, a gente terminava e voltava uma vez por mês, meu emocional estava no pé", disse ela ao Quem Pode, Pod no ano passado.

Ela também namorou Enzo Celulari, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, por cerca de um ano. Eles terminaram o relacionamento em julho do ano passado.

A atriz teve outros affairs, como o modelo Marlon Teixeira, o ator Maurício Destri, Gian Luca Ewbank, irmão de Giovanna Ewbank, o rapper L7nnon e, mais recentemente, João Guilherme, filho de Leonardo. A relação de Bruna com Maridueña, seu parceiro em "Besouro Azul", também levantou dúvidas, mas um romance nunca foi confirmado.

Entre as amigas mais próximas de Bruna estão outras ex-estrelas mirins/teen, como Sasha Meneghel, Manu Gavassi e Priscilla Alcântara.

Nas últimas eleições, Bruna declarou voto em Lula (PT) e foi chamada de "feia e vulgar" por Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Meu sonho de princesa é ter um presidente e uma primeira-dama que não desrespeitem os cidadãos. É pedir muito?", rebateu ela na ocasião.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Salete a Hollywood: ascensão de Bruna Marquezine vira 'comoção nacional' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade