Conteúdo publicado há 10 meses

De Salete a Hollywood: ascensão de Bruna Marquezine vira 'comoção nacional'

Bruna Marquezine, 28, fez sua estreia em Hollywood na última quinta-feira (17), com a estreia de "Besouro Azul". A atriz foi elogiada pelo diretor do longa, Ángel Manuel Soto, além dos amigos famosos e do público brasileiro —que critica o filme, mas exalta a atuação dela ao lado do protagonista Xolo Maridueña.

Aos sete anos, Marquezine se tornou uma estrela das novelas após sua atuação em "Mulheres Apaixonadas" (2003), na Globo. Relembre a carreira de Bruna Marquezine e saiba mais sobre a atriz:

O primeiro trabalho de Bruna na televisão foi Gente Inocente, também na TV Globo, programa infantil apresentado por Márcio Garcia, que ficou no ar de 2000 a 2002. A atriz era uma das "entrevistadoras" mirins da atração, ao lado de outros futuros famosos, como o ator Sérgio Malheiros.

Em 2000, ela também se destacou ao estrelar uma propaganda da Polícia Militar de São Paulo. Aos cinco anos, em seu primeiro trabalho como atriz, ela narrava a rotina com o "pai", um policial militar que havia "viajado". Ao final do comercial, era revelado que o pai da personagem havia cometido suicídio. A propaganda fazia parte de uma campanha da PM de combate ao suicídio.

Em 2003, Bruna fez sucesso ao interpretar Salete em "Mulheres Apaixonadas". A mãe da atriz enviou o comercial para a Globo. O diretor Ricardo Waddington viu e mostrou para Manoel Carlos, que gostou da atuação da menina. Assim, ela foi convidada para estrelar a novela.

Bruna Marquezine no papel de Salete, em "Mulheres Apaixonadas"
Bruna Marquezine no papel de Salete, em "Mulheres Apaixonadas" Imagem: Reprodução/TV Globo

Ainda criança, Bruna chorava sem esforço em cenas dramáticas, vivendo uma menina prestes a se tornar órfã. A personagem tinha sonhos frequentes com a mãe (Vanessa Gerbelli), que surgia como um anjo, e acordava em prantos. "Eu nunca tive pesadelos por causa da novela. E, se eu sonhasse, não teria medo. Não sou como a Salete", disse ela, à época, em entrevista ao Estadão.

Continua após a publicidade

Nos anos seguintes, atuou em uma série de filmes da Xuxa, como "Xuxa Abracadabra" (2003), "Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida" (2004), "O Mistério de Feiurinha" (2009) e os DVDs "Xuxa Só Para Baixinhos" 3 e 5.

A deficiente visual Maria Flor, de "América" (2005) também foi um marco na carreira de Bruna, que tinha dez anos. Ela, Marcos Frota, que interpretava Jatobá, e a autora Gloria Perez foram homenageados com a Medalha Tiradentes, na ALERJ, pela representação da deficiência visual na novela.

Contratada da Globo até 2020, Bruna ainda atuou em uma série de produções da emissora, como "Cobras & Lagartos" (2006), "Negócio da China" (2008), "Araguaia" (2010), "Salve Jorge" (2012) e "I Love Paraisópolis" (2015). Ela foi uma das Helenas de Manoel Carlos em "Em Família" (2014) e fez sua primeira cena de nudez na TV aberta na série "Nada Será Como Antes" (2016). Seu último papel na Globo foi na trama medieval "Deus Salve o Rei" (2008).

Streaming e carreira internacional

Após romper com a Globo, Bruna atuou em "Maldivas", série da Netflix. A produção foi cancelada pela plataforma após uma única temporada.

Ela fez um teste para o papel de Supergirl em "The Flash" (2023), filme estrelado por Ezra Miller. Em entrevista ao podcast Mamilos, a atriz conta que ficou em segundo lugar e perdeu a personagem para a atriz Sasha Calle.

Continua após a publicidade
Bruna Marquezine é Jenny Kord em Besouro Azul
Bruna Marquezine é Jenny Kord em Besouro Azul Imagem: Divulgação

A atriz acabou sendo escalada para viver Jenny Kord em "Besouro Azul" (2023), também da DC. Na trama, ela é uma das protagonistas e responsável por transformar o protagonista Jaime Reyes (Xolo Maridueña) no super-herói.

Nos últimos anos, Bruna também passou a representar grifes internacionais como Miu Miu, H. Stern, Chopard, Yves Saint Laurent, Tiffany e Prada.

Vida pessoal

Entre idas e vindas, Bruna namorou Neymar entre 2013 e 2018. "Tentava me enquadrar e tentar vender uma personalidade perfeita, num namoro perfeito, quando, na verdade, a gente terminava e voltava uma vez por mês, meu emocional estava no pé", disse ela ao Quem Pode, Pod no ano passado.

Continua após a publicidade

Ela também namorou Enzo Celulari, filho de Claudia Raia e Edson Celulari, por cerca de um ano. Eles terminaram o relacionamento em julho do ano passado.

A atriz teve outros affairs, como o modelo Marlon Teixeira, o ator Maurício Destri, Gian Luca Ewbank, irmão de Giovanna Ewbank, o rapper L7nnon e, mais recentemente, João Guilherme, filho de Leonardo. A relação de Bruna com Maridueña, seu parceiro em "Besouro Azul", também levantou dúvidas, mas um romance nunca foi confirmado.

Entre as amigas mais próximas de Bruna estão outras ex-estrelas mirins/teen, como Sasha Meneghel, Manu Gavassi e Priscilla Alcântara.

Nas últimas eleições, Bruna declarou voto em Lula (PT) e foi chamada de "feia e vulgar" por Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Meu sonho de princesa é ter um presidente e uma primeira-dama que não desrespeitem os cidadãos. É pedir muito?", rebateu ela na ocasião.

Deixe seu comentário

Só para assinantes