Por que Faustão pode esperar até 18 meses por um transplante de coração
No último domingo (20), um novo boletim médico informou que Faustão, 73, aguarda um transplante de coração. O apresentador está "sob cuidados intensivos", em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração.
Fausto, porém, pode esperar até 18 meses para receber o órgão de um doador.
Entenda:
Em São Paulo, a espera por um coração vai de 12 a 18 meses, segundo o Hospital do Coração (HCor). Em casos mais graves, esse período pode ser reduzido para de dois a três meses. Faustão está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.
Há 310 pessoas na fila para um transplante de coração, segundo o último Registro Brasileiro de Transplantes, publicado em março.
A fila é totalmente controlada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e os dados inseridos na fila não identificam quem são os pacientes da rede particular ou pública. Ou seja, a renda não é um critério de "desempate".
A cirurgia do apresentador depende de uma série de critérios, como a compatibilidade de tipo sanguíneo, a gravidade do caso e a situação de outros pacientes da fila, que não prioriza nenhum estado brasileiro ou classe social. Crianças também têm prioridade na fila.
"Há critérios bem definidos para determinar quando chegará a vez do paciente. O critério-base é o tempo de fila. Porém, há algumas situações nas quais o paciente não consegue esperar e precisa passar na frente, sempre por gravidade", explicou Guilherme Viganó, médico cardiologista, ao UOL News.
O que aconteceu com Faustão?
O apresentador está internado por insuficiência cardíaca no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo, há mais de 15 dias.
Na última sexta (18), ele falou pela primeira vez após a internação em um vídeo publicado pelo filho: "Estou em tratamento. Peço que rezem por mim. Agora, tenho muita noção da família maravilhosa que tenho, uma mulher maravilhosa. E quem decide é o chefe lá de cima".
No domingo (20), um novo boletim médico informou que Faustão aguarda um transplante de coração após o agravamento de seu quadro. Ele está em diálise e necessitando de medicamentos que ajudem na força de bombeamento do coração.
O apresentador, que deixou a Band no fim de maio, é atendido pelo cardiologista Fernando Bacal.
Em 2021, ainda na Globo, Faustão passou por uma internação para o tratamento de um edema linfático. Ele vem fazendo internações de rotina para combater o déficit de circulação que ocorre nos vasos linfáticos e provoca o acúmulo de líquidos por alguma insuficiência no organismo. No mesmo ano, ele contraiu uma infecção urinária e também precisou ser hospitalizado.
Em entrevista recente ao colunista do UOL Lucas Pasin, João Silva falou que o apresentador não deve se aposentar e, em breve, poderá retornar a televisão. "Acho que meu pai não vai parar. Talvez faça uma coisa completamente diferente, talvez no digital ou mesmo na televisão. Parar não faria bem para uma pessoa que ama tanto o que faz. Ele vai descansar e ter o tempo dele."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.