Famosos lamentam morte de MC Marcinho: 'Pilar do funk carioca'
Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro
26/08/2023 10h21
Diversos famosos, personalidades e autoridades lamentaram a morte de MC Marcinho, que morreu na manhã de hoje, aos 45 anos, no Rio de Janeiro. Diversos famosos usaram as redes sociais para se despedir do cantor, considerado o príncipe do funk. Entre eles, Valesca Popozuda, Marcelo D2, FP do Trem Bala e Anitta.
Gilberto Gil: "Uma perda imensa para o mundo do funk e da música negra brasileira. MC Marcinho foi um pioneiro que influenciou gerações e enriqueceu a nossa cultura. Nossos sentimentos à família e aos fãs", disse Gil.
Anitta: "MC Marcinho marcou para sempre o funk e a nossa música. Com seu talento, simplicidade e carisma, foi um dos precursores do funk melody e da popularização do ritmo no Brasil. Descanse em paz", escreveu a cantora.
Valesca Popozuda: "O príncipe do funk precisou descansar. Tanta gente que fez história no funk partindo, que o legado do MC Marcinho seja eterno. Ele descansou porque lutou muito. Meus pêsames, a sua família, amigos e fãs!! Esse fez história", disse a funkeira.
Marcelo D2: "MC Marcinho marcou uma época, gente boa demais. Ele é um pilar do funk carioca e da música brasileira. Que descanse em paz", escreveu o rapper.
Lexa: "Ontem ainda havia esperanças, hoje a notícia mais triste chegou. Vá em paz, MC Marcinho", lamentou a funkeira.
FP do Trem Bala: "Triste a notícia da morte do MC Marcinho. Seu talento e arte são partes significativas da história do funk. Descanse em paz, lenda", escreveu o cantor.
Rosane Svartman: autora da novela "Vai na Fé" (Globo), que teve como trilha sonora um dos sucessos do funkeiro, "Garota Nota 100". "Obrigada por sua arte, que permanece sempre e pela inspiração", escreveu ela no Twitter.
FBC: "Descanse em paz, meu grande mestre, MC Marcinho", escreveu o cantor.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro: "Nos deixou hoje um dos maiores nomes do funk carioca. MC Marcinho foi um pioneiro que conquistou o Rio e todo o Brasil com sua arte. Meus sentimentos aos fãs e que Deus conforte o coração dos familiares!"
Talíria Petrone, deputada federal pelo PSOL-RJ: "Que tristeza a morte do MC Marcinho. Suas músicas marcaram toda uma geração e ele trilhou o caminho do funk para muitos. Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos desse ídolo", disse.
Morte do funkeiro
Considerado o príncipe do funk, Marcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho, do hit "Glamurosa", morreu aos 45 anos, no Rio de Janeiro. A morte do artista foi confirmada hoje a Splash pelo Hospital Copa d'Or, onde o músico estava internado e lutava contra complicações cardíacas.
O Hospital Copa D'Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado(26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda.
O quadro de saúde piorou após o funkeiro sofrer uma parada cardíaca, no dia 10 de julho, e precisou ser intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Às 19h30 desta sexta (25), o hospital informou que o artista apresentava um quadro de disfunção múltipla dos órgãos, mas que seguia com cuidados intensos.
"O paciente Marcio André Nepomuceno Garcia, internado no Hospital Copa D'Or desde o dia 27/06/2023, continua sob cuidados intensivos e com significativa piora do quadro clínico nas últimas 24h. Ele permanece com o coração artificial e evoluiu com disfunção de múltiplos órgãos."
Durante todo o período de internação, os médicos realizaram diversos procedimentos, como a implantação de um coração artificial e o uso da ECMO, uma tecnologia que ajuda a oxigenar o sangue em aparelho fora do corpo, substituindo temporariamente pulmões comprometidos agudamente.
No dia 22 de agosto, o músico teve uma infecção generalizada, sendo retirado da lista de espera para transplante do coração.
MC Marcinho deixa três filhos do relacionamento com Kelly Garcia, que anunciou a separação dele em 21 de agosto. O cantor também deixa o filho Marcinho, fruto do relacionamento com MC Cacau.