Tachada de 'controladora' e 'agressiva', quem é a mãe de Larissa Manoela?
Silvana Taques, mãe de Larissa Manoela, virou o centro dos holofotes ao longo das últimas semanas, após detalhes do rompimento com a filha virem à tona. Ela e o marido, Gilberto Santos, que até então cuidavam da carreira da filha, foram afastados da gestão dos negócios após divergências entre a atriz e os pais.
Splash procurou Silvana, Gilberto e a defesa do casal, mas não obteve retorno até o momento. A reportagem vem tentando contato com os pais da atriz, ao longo das últimas semanas, e reafirma que o espaço permanece aberto.
O comportamento da mãe, no entanto, vem sendo questionado pela filha, uma ex-funcionária e parte do público que acompanha as polêmicas envolvendo o rompimento familiar. Mas, afinal, quem é a mãe da artista? O que ela diz sobre as acusações feitas nos últimos meses?
Silvana se casou com Gilberto em 1995 e, cerca de cinco anos depois, deu à luz Larissa — filha única do casal —, em Guarapuava, no Paraná. Ela e o marido decidiram renunciar às próprias carreiras para se dedicar à vida da filha, que começou a carreira ainda na infância.
A mãe da atriz chegou a se formar em pedagogia, mas deixou a vida acadêmica para acompanhar os negócios da filha. No ano passado, ela também virou sócia de uma rede de franquias de sorvete, com sede em São Mateus do Sul (PR).
Ela se define como "muito sincera" em um trecho do livro "O Mundo de Larissa Manoela", que viralizou recentemente: "Eu sou muito sincera com a Larissa. Sou muito real com ela. Às vezes eu digo: 'Larissa, você está horrível!'. Mas não é para baixar a autoestima dela, pelo contrário. É um choque de realidade, porque ela sabe que pode melhorar".
Sem papas na língua: "Muitas vezes, para ir a um evento, ela troca oitocentas vezes de vestido, porque eu digo: 'Esse não está bom! Esse está feio!'. Sou tão sincera que teve um dia que falei: 'Larissa, quer saber? Vai com qualquer um. Porque lacrar hoje, você não vai!'. Hahaha!".
Silvana soma mais de 930 mil seguidores no Instagram. Ao longo dos últimos meses, quando a crise com a filha ficou evidente, ela apagou algumas publicações. A página, entretanto, teria sido hackeada na quinta-feira (24).
'Controladora'
A mãe da atriz negou que seja uma pessoa "controladora" e "narcisista", em entrevista ao Fofocalizando (SBT), no dia 21 de agosto. "Se eu fiz algo além do que deveria, foi por zelo, amor e cuidado. Se eu pequei, foi por excesso".
A ex-empresária admitiu que opinava sobre roupas, maquiagens e figurinos para shows. "O cuidado foi em todos os aspectos, mas não para dominar, mas sim orientar. Como mãe, lógico, tinha receio do que pudesse acontecer. Por exemplo, reclamava de sair de madrugada, somente com mulheres. Esse mundo está cruel".
Silvana passou a ser chamada de "controladora" por parte dos fãs da filha, após Larissa conceder uma entrevista ao Fantástico (Globo). A famosa afirmou que o acesso ao próprio dinheiro era controlado pelos pais, que a participação nas empresas era menor do que imaginava e que vem enfrentando dificuldades para formalizar o afastamento deles da gestão da própria carreira.
'Agressiva'
Uma ex-funcionária da família de Larissa, que não quis revelar nome, imagem e usou efeito na voz, afirmou que a atriz era agredida pela mãe, em entrevista ao Balanço Geral (Record). De acordo com a testemunha, a artista teve um dente quebrado em um dos episódios.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber"Os problemas entre eles sempre existiram. Teve casos dela bater na Larissa. De dar surras, assim, não eram tapas. Eram surras. Porque a Larissa não tinha feito o que ela tinha mandado. A Silvana não tinha vergonha de falar que tinha batido na Larissa. Uma vez ela quebrou o dente da frente da Larissa. E ela sempre contava isso", disse.
A ex-funcionária também contou que Silvana se passava pela filha e que a chamava de "fraca" durante crises de ansiedade. "Ela se passava pela Larissa. Ela incentivava [a menina] a namorar quem ela gostava. Na hora de terminar, era a hora que ela queria. Nos trabalhos também. Ela não podia escolher qual trabalho fazer. Fechava contratos com valores bem pequenos. Era qualquer dinheiro."
Splash procurou a assessoria da atriz para comentar as acusações, que divulgou um comunicado: "Tudo o que havia para ser comentado está exposto nas entrevistas da atriz Larissa Manoela, da advogada do caso, Patrícia Proetti, e dos comunicados divulgados na semana passada."
Intolerante?
Silvana é investigada pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) por suposta intolerância religiosa em mensagem enviada à atriz em dezembro de 2022. O conteúdo foi revelado pelo colunista de Splash Lucas Pasin.
"Esqueci de te desejar... que você tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk", diz o texto, em referência à família do genro, André Luiz Frambach.
A mãe da famosa comentou a mensagem, por meio de declaração enviada ao Fofocalizando (SBT). "Estas palavras foram ditas em momento de extrema tristeza e que ela não tinha nenhuma intenção de ofensa", disse.
O que aconteceu:
A relação entre Larissa Manoela e os pais começou a se desgastar nos últimos três anos. As divergências ficaram evidentes quando a atriz e a mãe começaram a bater de frente sobre decisões que afetavam a carreira e a vida pessoal de Larissa.
A artista passou a não querer mais que a mãe desse a última palavra em decisões. Diante dos conflitos, ela acabou abrindo uma empresa e passou a gerenciar a própria carreira.
Silvana e Gilberto quebraram o silêncio, no início do mês, por meio de uma carta aberta enviada ao Fofocalizando (SBT). "É verdade que nos abdicamos há anos atrás de nossas carreiras pelo sonho da nossa filha. Jamais nos arrependemos disso."
Diante da manifestação dos pais, Larissa concedeu uma entrevista ao Fantástico (Globo), no domingo (13). "Estava insuportável para mim ouvir tantas mentiras", disse a atriz, que afirmou ter deixado um patrimônio avaliado em R$ 18 milhões para os pais.
Na entrevista, a atriz afirmou que o acesso ao próprio dinheiro era controlado pelos pais, que a participação nas empresas era menor do que ela imaginava e que vem enfrentando dificuldades para formalizar o afastamento dos pais da gestão da própria carreira.
Já os pais da atriz, por meio de nota oficial enviada ao Fantástico, negaram as acusações feitas pela filha e disseram que ela distorce a realidade quando diz que tem dificuldade para negociar a saída das sociedades com os pais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.