Além de Nardoni: documentários de crimes reais para ver no streaming
O documentário "Isabella: O Caso Nardoni" atingiu o topo dos filmes de língua não inglesa mais assistidos da Netflix na última semana, segundo a métrica da própria companhia de streaming. Dirigido por Micael Langer e Claudio Manoel, o longa resgata os acontecimentos no entorno do assassinato de Isabella Nardoni, da primeira ligação para a polícia à prisão de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.
Se você já assistiu ao longa e está em busca de novos ou séries na mesma linha, confira seis documentários que contam histórias de crimes reais e chocantes que tiveram grande impacto na sociedade.
"Eu Terei Sumido na Escuridão" (HBO Max)
Inspirado no livro de mesmo nome de Michelle McNamara, a série em oito episódios acompanha a investigação de uma jornalista determinada que está atrás de um dos assassinos mais perturbadores da Califórnia (EUA), conhecido como "Golden State Killer", ou Assassino do Estado Dourado.
Ao longo do documentário, acompanhamos não apenas os passos da investigação de Michelle, mas também como sua obsessão pelo caso trouxe consequências para a sua vida e para a rotina de sua família. O material conta a história do serial killer através dos pontos de vista de sobreviventes e familiares de vítimas. O resultado é revelador, extremamente respeitoso e emocionante.
"Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez" (HBO Max)
Daniella Perez foi morta em 1992 pelas mãos de Guilherme de Pádua e sua então esposa, Paula Thomaz. Vinte anos depois, a série de Tatiana Issa e Guto Barra se debruça sobre as investigações, a cobertura da mídia e a luta dos familiares por justiça, com depoimentos emocionantes de sua mãe, Gloria Perez, e Raul Gazolla, com quem Daniella era casada.
São cinco episódios, disponíveis na HBO Max.
"O Caso Gabriel Fernandez" (Netflix)
Gabriel Fernandez era um menino de Palmade, Califórnia (EUA), vítima de abuso e tortura, que foi morto aos oito anos após ser espancado pela mãe, Pearl Fernandez, e o namorado dela, Isauro Aguirre, em 2013.
A mãe e o namorado foram julgados e sentenciados e, durante o julgamento, houve múltiplas denúncias de situações e sinais de abuso feitas pelo serviço de assistência social de Los Angeles. O documentário conta quais eram os abusos sofridos por Gabriel, e faz uma reflexão sobre as falhas do sistema que impossibilitaram a salvação do garoto.
São seis episódios, disponíveis na Netflix.
"Night Stalker: Tortura e Terror" (Netflix)
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberA história de um dos assassinos mais notórios dos EUA, Richard Ramirez. Ele aterrorizou Los Angeles e São Francisco entre 1984 e 1985, realizando sequestros, assaltos, estupros e assassinatos. Em quatro episódios, a série disponível na Netflix conta a história a partir do ponto de vista das investigações policiais, e narra com riqueza de detalhes como eram cometidos seus crimes e quais provas foram essenciais para a sua captura.
'O Crime do Século' (HBO Max)
O documentário em duas partes do premiado Alex Gibney é feito em parceria com o jornal The Washington Post, e investiga a Big Pharma e as operações regulatórias, políticas e governamentais, que possibilitaram a distribuição desenfreada de medicamentos sintéticos que levaram à crise dos opioides nos Estados Unidos. O filme explora as origens e as consequências de uma das maiores tragédias do sistema público de saúde norte-americana, que levou a milhares de mortes por overdose e escancarou como tal epidemia começou.
'O.J.: Made in America' (Star+)
Filme dividido em cinco partes (e vencedor do Oscar de melhor documentário), conta a história do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de assassinar a ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo, Ronald Goldman, em junho de 1994. O filme é uma análise definitiva de como funciona o culto às celebridades e o racismo dentro do sistema criminal.
Disponível no Star+.
Deixe seu comentário