'Fuzuê': Carisma dos personagens salva novela de mistério desinteressante
Nova novela das sete da Globo, "Fuzuê" entrou em sua terceira semana em exibição carregada pelo carisma de seus personagens. Embora o folhetim de Gustavo Reiz gire em torno do mistério envolvendo o desaparecimento de Maria Navalha (Olivia Araújo) e sua busca por um tesouro perdido, a trama inicial se mostrou desinteressante e ainda não convenceu.
Desde o primeiro capítulo os espectadores se acostumaram a ver a protagonista Luna (Giovana Cordeiro) se desdobrando para encontrar a mãe perdida. O sonho de se reunir com Maria Navalha a fez cruzar o caminho de Miguel (Nicolas Prattes) e Nero (Edson Celulari), respectivamente pai e filho integrantes da poderosa família Braga e Silva, dona da loja Fuzuê.
Investir em uma trama que gira em torno da busca por um tesouro perdido foi uma aposta ousada de Reiz, que ainda não fez a narrativa principal engatar a ponto de saltar aos olhos do espectador. No entanto, Fuzuê encontrou o seu verdadeiro trunfo na força de seus personagens.
O fato de o mistério envolvendo Maria Navalha ainda não ter convencido não significa que a trama principal fracassou. O autor optou por avançar a narrativa a passos lentos, dando apenas vislumbres da relação amorosa entre Luna e sua mãe. O problema da escolha de Reiz que é pouco foi feito para que o público se envolvesse mais com a jornada de Luna e o carinho por sua mãe. Afinal, por que alguém deveria se importar com o destino de uma personagem que mal conhece?
A boa notícia é que o autor e elenco provaram ter talento de sobra para fazer Fuzuê ir além de sua proposta inicial. Em poucas semanas no ar, o casal Luna e Miguel já conta com forte torcida nas redes pela química apresentada, enquanto os vilões Preciosa (Marina Ruy Barbosa) e Heitor (Felipe Simas) roubam a cena cada vez que contracenam juntos, explorando trejeitos exagerados e trocadilhos retirados de memes da cultura pop.
Personagens como Jefinho (Micael Borges), Cláudio (Douglas Silva), Rejane (Walkiria Ribeiro), Merreca (Ruan Aguiar), Alícia (Fernanda Rodrigues) e Soraya (Heslaine Vieira) esbanjam carisma nas sequências cômicas que protagonizam, mesmo com menos tempo de tela em comparação com os protagonistas.
Ainda no início de sua jornada, Fuzuê tem mais pontos positivos do que negativos. Se a força de seu elenco continuar, o autor vai ter espaço de sobra para investir em sua ideia e aprimorar a sedução do mistério de Maria Navalha para chegar ao ápice de sua história como um sucesso de audiência.
A novela "Fuzuê", escrita por Gustavo Reiz, vai ao ar de segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Confira o resumo completo dos capítulos aqui.
Deixe seu comentário