Bienal do Livro Rio começa sem filas e com protagonismo da Turma da Mônica
A Bienal do Livro Rio chega a 40ª edição em 2023. É o mesmo ano em que a Monica, personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa, completa 60. É a junção perfeita para os amantes da literatura celebrar.
Sem filas para acessar o evento ou para usar banheiros e comprar comida, o primeiro dia do "Rock in Rio da literatura" foi marcado pelo protagonismo da personagem e do seu criador, que participou de algumas atividades.
Em entrevista a Splash, o autor disse que se sente emocionado com a recepção do público, mesmo anos depois
"Estou orgulhoso dos meus filhos, que são os meus personagens. A Turma da Monica fala a língua da criançada e dos jovens. As coisas acontecem na vida real e na vida dos personagens. Com isso, dá essa amalgama que deixa tudo se juntar e durar anos e anos"
No início da tarde, Mauricio participou da festa de Aniversário da personagem. O autor e o público cantaram parabéns para a Monica, com direito a bolo de aniversário e comoção.
Horas depois, foi um dos convidados da mesa oficial de abertura — ao lado dos autores Ruy Castro, Thalita Rebouças, Ana Maria Machado e Clara Alves. De diferentes gerais e estilos literários, os cinco fazem parte da história dos 40 anos do evento.
Maurício de Sousa falou sobre ter sido alfabetizado pela mãe lendo gibis e contou os planos atuais de sua produtora.
"Vocês vão ver cada vez mais filmes. Estamos terminando um filme do Chico Bento. Outro filme que vem aí é o da minha vida, baseado na minha biografia. No filme, vocês vão ver o Maurício falando tudo o que estou contando aqui para vocês."
O autor disse que conheceu sua primeira revista de quadrinhos ao caminhar para a escola e ver um exemplar no chão. Ao levar para casa, passou a pedir constantemente para a mãe ler, até que ela o alfabetizou.
"Lembro de falar para a minha mãe e meu pai: 'quando crescer, quero fazer isso daqui, quero desenhar'. Com 6 anos, planejei o que faço até hoje. Meu pai desenhava e me explicava, me dava material escolar também. O Maurício de Sousa que voces conhecem aprendeu a ler no gibi com a mãe."
Além da palestra, Maurício de Sousa e os outros autores autografaram livros e tiraram fotos. O pequeno Elias, 9, estava ansioso para conseguir abraçar do ídolo. Ele saiu cedo de Vila Valqueire, na Zona Oeste da cidade, com a mãe, a assistente social Ana Paula Gomes, 41, e uma amiga, Laura, 9. Ele não conseguiu senha para a sessão, no entanto, depois, uma pessoa desconhecida ofereceu uma pulseira que estava sobrando a ele.
"Meu marido e eu sempre gostamos muito. Ele foi alfabetizado com a Turma da Mônica na escola. Ele desenha muito e adora o Maurício de Sousa. Ele sempre diz: 'vou ser o assistente do Maurício de Sousa', contou a mãe de Elias a Splash.
Bienal do Livro Rio 2023
O maior evento literário da cidade chega a sua 40ª edição com atividades para todos os gostos. Além de comprar novos livros, os frequentadores podem assistir a palestras com seus autores favoritos, conferir encontros inéditos e participar de debates sobre diferentes temas. No total, são mais de 200 horas de atrações.
Programação reúne autores famosos — e nomes pop. Serão mais de 300 atrações, incluindo nomes como Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Valter Hugo Mãe, Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz e Carla Madeira, além das internacionais Holly Black, Cassandra Clare — que juntas vão assistir a um desfile de cosplayers no domingo (3) — e Julia Quinn — que vai promover um Baile da Realeza no sábado (2).
Ainda há ingressos disponíveis para todos os dias de evento. Para comprar a inteira, o frequentador vai desembolsar R$ 39. Quem tem direito a meia-entrada, como estudantes, menores de 21 anos, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência e idosos, paga R$ 19,50.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.