Sexo em van, equipe em puteiro, punição: bastidores da Globo segundo Frota
De Splash, em São Paulo
01/09/2023 12h00
Alexandre Frota, 59, despontou em novelas da Globo como "Roque Santeiro" (1985), "Sassaricando" (1987), "Top Model" (1989) e "Perigosas Peruas" (1992), entre as décadas de 1980 e 1990.
De lá para cá, no entanto, a carreira do famoso mudou drasticamente. Ele participou de reality show, gravou filmes pornô, entrou para o mundo da política e protagonizou algumas polêmicas — dentro e fora das redes sociais.
Apesar da carreira na emissora da família Marinho ter ficado no passado, o ator acumula diversas declarações sobre os bastidores da emissora. Ele já contou detalhes de sexo em van do canal, ida de equipe a um "puteiro" e uma suposta investida do diretor Wolf Maya.
Splash procurou a Globo para comentar cada uma das falas do ex-deputado, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
'Punição'
Frota recordou a ocasião em que tentou burlar as regras da Globo para divulgar a marca de um amigo no programa Domingão do Faustão, mas acabou sendo advertido pela emissora. Ele abordou o assunto em entrevista ao podcast O Pod É Nosso.
No dia seguinte à participação, o ex-deputado foi chamado pelo diretor de marketing e merchandising da Globo na época, que teria lhe punido pela divulgação gratuita e sem autorização.
"Eu já sabia [o que era] e fui [para a reunião]. Sentei lá na sala dele, eu estourado na novela, ele virou e falou assim: 'e aí Frota, tudo bem? Foi bom o Faustão ontem, né?' Eu falei: 'Foi bom'. Aí ele pegou a fita e deu play. Aí aparece 15 segundos eu com a camisa [e o nome da marca]. Ele deu uma pausa e falou: 'Com quem você combinou? Essa camisa aqui é uma marca sua?' Eu falei 'não'. Ele: 'Mas combinou com alguém da emissora? Você sabe quanto custa [divulgação de marca]?' Eu falei 'não'".
Ele tirou um chumaço de 12 ações [de uma marca de refrigerante] e disse: 'vamos fazer o seguinte, você está arrebentando na novela, você assina, você faz [a propaganda do refrigerante] e a Globo não te paga nada. Quando eu gravei todos os merchans, ele me ligou e falou assim: 'quando quiser combinar alguma coisa, fala comigo antes que a gente dá um jeito. Frota
Equipe em puteiro
O ator revelou que logo em sua primeira novela na Globo ele levou toda a equipe técnica para um "puteiro". No podcast Papagaio Falante, Frota recordou os bastidores do folhetim "Livre Para Voar" (1984), que foi gravado em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Fui fazer a novela 'Livre Para Voar', que foi gravada em Poços de Caldas... Eu convenci toda a equipe técnica da Globo a entrar no ônibus, convenci o motorista e a gente foi para o puteiro. Foi todo mundo. E aí tinha gravação às 7h, nós chegamos às 6h, todo mundo louco. Frota
Wolf Maya
O famoso contou que o diretor Wolf Maya, 69, quis fazer sexo com ele nos bastidores da novela "Livre Para Voar", que foi ao ar na emissora em 1985. A investida teria acontecido na época em que todo o elenco da trama passou um tempo em Poços de Caldas (MG).
Determinado dia, Wolf o convidou para ir ao quarto dele no hotel e ele estava de roupão, com segundas intenções, segundo ele. As declarações foram dadas no podcast Não é Nada Pessoal. "Wolf correu atrás de mim. [Ele] me chamou lá no quarto, fui trocar uma ideia com ele... Veio com aquele papo, tira a calça aí, o caramba, e eu meio que corri assim por dentro do quarto.... [Falei:] 'Porr* Wolf, tá louco'. E aí peguei e consegui sair do quarto, ele estava de roupão", declarou.
Após a repercussão da história, o diretor negou que tenha convidado Frota para ir ao quarto dele. "No passado, Alexandre Frota fez comigo os melhores trabalhos como ator e não precisei comê-lo para isso. Fomos amigos. No presente, ele se tornou essa pessoa deplorável e perdeu todos os amigos. Inclusive os de Brasília."
Sexo em van
O ex-deputado voltou a expor detalhes de bastidores do tempo em que era ator da Globo. Ele contou no podcast Não é Nada Pessoal, em junho desde ano, que no auge do sucesso chegou a fazer sexo em uma van da emissora.
"Estive com muitas atrizes e em várias situações, como dentro da van. Antigamente não era o Projac, era na praia de Guaratiba, então eu sempre tive muita independência. Teve uma época que eu queria pegar todo mundo."
O ex-ator também afirmou que "nunca" viu os famosos fazerem uso de substâncias químicas proibidas dentro da Globo. "Nunca vi a galera consumindo droga lá dentro, de verdade. Pode ter rolado, mas eu nunca testemunhei", declarou, durante a mesma entrevista.