Thalita Rebouças conta perrengue em 1ª Bienal do Livro: 'Ninguém me olhava'
Um dos principais nomes da literatura infantojuvenil, a escritora Thalita Rebouças, 48, revelou que viveu um verdadeiro perrengue em sua primeira Bienal do Livro no Rio lá em 2001. Na época, a jornalista ainda tentava conquistar seu espaço na literatura nacional.
Thalita participou hoje da abertura da 40ª edição da festa literário ao lado dos autores Maurício de Sousa, Ruy Castro, Ana Maria Machado e Clara Alves. De diferentes gerações e estilos literários, os cinco fazem parte da história das quatro décadas do evento.
Bienal do Livro começa sem filas e com protagonismo da Turma da Mônica
Cheguei aqui louca achando que ia fazer uma sucessão, tava achando que eu ia bombar. Cheguei na minha mesa com uma pilha de livro meu e ninguém veio falar comigo. Eu fiquei uma hora invisível. Fui ficando triste.
Thalita Rebouças
Quando uma menina fez contato visual e rompeu o silêncio, Thalita pensou que venderia pelo menos um exemplar, mas a garota só queria informação para chegar ao banheiro — e a escritora seguiu sem vender um livro ou dar algum autógrafo.
"Pensei: 'Cara, ou choro porque meu sonho de criança não vai se realizar, ou faço do limão uma limonada. Então, subi na cadeira e falei: 'Eu sou escritora, não tô aqui pra dar informação, tô aqui pra autografar."
Foi uma medida quase desesperada para convencer alguém a se aproximar e ler seus livros. Ela, no mínimo, conseguiu atenção e muitos olhares. "O povo ficava olhando pra mim. 'Quem é essa louca que tá pagando esse mico? Ela deve acreditar muito no trabalho dela'", lembra, aos risos.
Em 2001, ela não imaginava que sua trajetória daria uma guinada rumo ao sucesso com o livro "Tudo por um Pop Star" (2003) e "Fala Sério, Mãe!" (2004). A partir de 2005, passou a fazer a parte da programação cultural da festa literária, sendo chamada para palestras e atividades anualmente. Hoje, 22 anos depois, já vendeu milhões de exemplares.
"Sou tão grata a essa feira... É tão lindo encontrar pelos corredores autores falando que a minha história inspirou eles a virem pra cá, correr atrás dos seus sonhos. É uma carreira muito difícil. mas é tão lindo quando a gente para... Sabe, quando olho pra trás, toda vez que chego aqui eu me emociono, porque a minha carreira realmente foi feita aqui."
Além de falar sobre a própria carreira, Thalita confirmou que o livro "Tudo Por Um Namorado" (2005) vai virar filme no ano que vem. A escritora já teve outras oito obras adaptadas para o cinema.
Bienal do Livro Rio 2023
O maior evento literário da cidade chega a sua 40ª edição com atividades para todos os gostos. Além de comprar novos livros, os frequentadores podem assistir a palestras com seus autores favoritos, conferir encontros inéditos e participar de debates sobre diferentes temas. No total, são mais de 200 horas de atrações.
Programação reúne autores famosos — e nomes pop. Serão mais de 300 atrações, incluindo nomes como Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Valter Hugo Mãe, Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz e Carla Madeira, além das internacionais Holly Black, Cassandra Clare — que juntas vão assistir a um desfile de cosplayers no domingo (3) — e Julia Quinn — que vai promover um Baile da Realeza no sábado (2).
Ainda há ingressos disponíveis para todos os dias de evento. Para comprar a inteira, o frequentador vai desembolsar R$ 39. Quem tem direito a meia-entrada, como estudantes, menores de 21 anos, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência e idosos, paga R$ 19,50.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.