Quem é Mingau, baixista do Ultraje a Rigor baleado em Paraty?
De Splash, em São Paulo
03/09/2023 08h26
Mingau, baixista da Ultraje a Rigor, foi baleado na cabeça em Paraty (RJ) na madrugada de domingo (3), mesmo dia em que o músico completa 56 anos.
A informação foi divulgada pelo vocalista da banda, Roger Moreira, em uma postagem no X, o antigo Twitter.
Quem é Mingau?
Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como Mingau, começou no movimento punk de São Paulo.
Ele foi guitarrista da banda Ratos de Porão, com quem gravou em 1983 a coletânea SUB (junto com as bandas Cólera, Fogo Cruzado e Psykoze) e o disco "Crucificados pelo Sistema", de 1984.
Em 1985, Mingau deixa o Ratos de Porão para ser baixista na primeira formação da banda 365, que contava com o vocalista Finho, o guitarrista Ari Baltazar e o baterista Miro de Melo. Com o 365 ele gravou um disco homônimo em 1987.
Após passar por outras bandas, entre elas Olho Seco e Inocentes, Mingau entrou no Ultraje a Rigor em 1999 e também atua como produtor musical.
Ele, inclusive, produziu o primeiro CD do CPM 22, em 1995.
E mais: ele também já atuou em diversas bandas de apoio de cantores como Léo Jaime e Dinho Ouro Preto.
O que aconteceu?
Mingau foi baleado na cabeça, como divulgado pelo vocalista Roger Moreira:
Na sequência, Roger informou que Mingau já estava recebendo atendimento médico. "Já conseguimos tudo de que precisávamos. Mingau já está sendo atendido. Agora pedimos que rezem, orem, pensem positivo. Vamos torcer. Muito obrigado."
Postagens de internautas nas redes sociais indicam que o baixista teria sido vítima de uma tentativa de assalto quando trafegava de carro por Paraty.
Cirurgia intracraniana e quadro grave
O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D'Or, afirmou na noite de domingo (3) que o paciente Rinaldo Amaral, o Mingau, foi submetido, durante a tarde, a uma cirurgia intracraniana de emergência na unidade, situada na Zona Sul da capital paulista. O baixista do grupo Ultraje a Rigor foi baleado na cabeça em Paraty (RJ). A informação foi divulgada pelo vocalista da banda, Roger Moreira.
"O procedimento durou cerca de 3h30. O quadro clínico é grave, e o paciente seguirá aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva, sedado e mantido sob ventilação mecânica", diz boletim do hospital assinado pelo neurocirurgião Dr. Manoel Jacobsen Teixeira.
Depois de uma madrugada em desespero, a equipe da banda conseguiu um helicóptero com UTI móvel para realizar o transporte do músico de Paraty (RJ) para São Paulo.