André Trigueiro: quem é o jornalista que discutiu ao vivo com Eduardo Leite
O jornalista André Trigueiro, da GloboNews, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), discutiram durante uma entrevista, na quarta-feira (6), sobre a tragédia que atinge o estado.
Durante a conversa, Leite afirmou que os modelos matemáticos previram as chuvas, mas não o volume de cerca de 300 milímetros em diversas bacias hidrográficas. Trigueiro afirmou que o mesmo discurso seria utilizado por outros políticos, mesmo com situações semelhantes se repetindo há anos.
O jornalista foi interrompido pelo governador, que afirmou que o comentarista teria demonstrado "falta de empatia" com o estado.
Quem é André Trigueiro:
Trigueiro nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Ele começou a carreira no rádio e foi contratado como repórter para a Rede Globo em 1993.
O jornalista foi escalado para a estreia da GloboNews, o canal de notícias da Globo, em 1996.
O profissional criou o "Cidades e Soluções", um dos primeiros programas a falar sobre sustentabilidade no país, em 2006. Ele também é comentarista dos programas Estúdio I e Em Pauta.
"Hoje é difícil imaginar um chefe de estado, político, empresário ou do terceiro setor que seja contra sustentabilidade", disse, em entrevista ao UOL.
Trigueiro é um dos principais comunicadores sobre meio ambiente na imprensa brasileira. Ele também é professor e criador do curso de jornalismo ambiental na PUC-RJ.
Ele fala de espiritualidade e ciência nas redes sociais. "Na verdade, a gente pode entender o universo como um conjunto de fenômenos interligados, interdependentes, que interagem o tempo todo. Em uma linguagem bem popular e grosseira: tá tudo junto e misturado. Então, não deveria existir uma separação conceitual [entre espiritualidade e ciência]", explicou, em conversa com o UOL, em 2021.
O profissional faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional e dos telejornais locais, no Rio de Janeiro, nos fins de semana. O conhecimento em pautas ligadas ao meio ambiente o levou a ter uma coluna no Jornal da Globo.
"A minha utopia como profissional de imprensa é usar os recursos que eu treinei e tentei sofisticar para ser jornalista em favor da cultura de paz, de um mundo melhor e mais justo", disse, em depoimento ao projeto Memória Globo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.