Harry sozinho, homenagem de Kate: família real marca 1º ano sem Elizabeth
De Splash, em São Paulo
08/09/2023 21h53
A família real marcou hoje, em eventos separados, o aniversário de um ano da morte da rainha Elizabeth 2ª.
Como já era esperado, o príncipe Harry estava no Reino Unido, mas homenageou a avó sozinho e não se encontrou com outros familiares.
Saiba como cada membro da realeza passou a data de hoje.
O rei Charles 3º e a rainha Camilla foram a uma missa em uma pequena igreja na Escócia, onde estão passando férias. Eles conversaram com membros do público, que se reuniram no local para homenagear Elizabeth 2ª e oferecer apoio e presentes ao monarca.
Ele também compartilhou uma mensagem de agradecimento. "No dia que marca o primeiro aniversário da morte de Sua falecida Majestade e minha ascensão ao trono, lembramos com grande carinho de sua longa vida, serviço dedicado e tudo o que ela representava para tantos de nós. Também estou profundamente grato pelo amor e apoio que têm sido oferecidos a mim e à minha mulher no último ano enquanto fazemos o máximo para servir a todos vocês."
William e Kate foram a uma catedral no País de Gales, por onde estão fazendo uma turnê nos últimos dias. Eles passaram alguns momentos em silêncio em frente a uma imagem da rainha, onde também depositaram flores. Eles também conversaram com o público que aguardava do lado de fora do templo.
Kate usou brincos de pérolas e diamantes que pertenceram à rainha, em uma discreta homenagem. "Todos temos memórias maravilhosas dela. Temos que nos apegar a isso", disse a princesa de Gales a algumas pessoas que atendeu do lado de fora da catedral.
Harry visitou sozinho o túmulo da avó. O príncipe passou rapidamente pela Capela de St. George, em Windsor antes de pegar um avião para Düsseldorf, na Alemanha, onde participará das cerimônias dos Jogos Invictus. Lá, ele se encontrará com a mulher, Meghan Markle, que optou por não visitar o Reino Unido.
Outros membros da família também fizeram breves visitas ao túmulo da rainha, segundo a imprensa britânica. Entre eles, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, acompanhado da mulher, Sophie.
Sarah Ferguson, ex-mulher de Andrew, compartilhou uma foto com os cachorros que pertenciam à monarca. Os cães ficaram sob os cuidados dela e do príncipe que, apesar de separados, ainda moram juntos. "Enquanto lamentamos após um ano [da morte de Elizabeth 2ª], também celebramos os momentos maravilhosos que vivemos com Sua Majestade. Ela confiou a mim o cuidado de seus corgis Sandy e Muick, e fico feliz em dizer que eles estão ótimos", escreveu a duquesa.