Miss Universo acaba com limite de idade de 28 anos: 'Todas serão elegíveis'
Colaboração para Splash, em São Paulo*
12/09/2023 21h56Atualizada em 12/09/2023 23h15
A Organização Miss Universo anunciou na noite de hoje o fim da restrição de idade do concurso. Até então, para concorrer ao título era necessário ter até 28 anos.
O que aconteceu?
Regra de restrição de idade eliminada. Por meio de nota, o Miss Universo anunciou a eliminação da regra que colocava restrição de idades no próprio Miss Universo, e nos concursos nacionais, regionais e municipais associados à franquia.
Mudança será válida a partir de 2024. Todos concursos nacionais válidos para 2024 deverão se alinhar à mudança e não poderão restringir idades. Isso significa que toda mulher acima de 18 anos pode concorrer ao título de Miss Universo. É o primeiro grande concurso no mundo a fazer isso.
"A partir de então, todas as mulheres adultas do mundo serão elegíveis para concorrer ao Miss Universo", declarou a Organização Miss Universo por meio dos Stories do Instagram.
"O que eu amo sobre o Miss Universo é que eles estão sempre em primeiro lugar na fila, procurando maneiras de serem mais inclusivos e viver melhor de acordo com a plataforma que eles projetaram para nós. [...] É um grupo ousado de mulheres no comando aqui", afirmou a atual Miss Universo, R'Bonney Nola Gabriel, em entrevista à Women's Wear Daily, no NYFW.
Legado? Uma das perguntas feitas à R'Bonney na final do Miss Universo em janeiro quis saber quais outras mudanças ela gostaria de ver no concurso. Na resposta, ela disse que gostaria de aumentar o limite de idade, que hoje é de 28 anos: "Como mulher não penso que a idade nos define. Podemos seguir nossos sonhos agora ou no futuro, não importa sua idade".
Mudanças relevantes
Esta é apenas uma das mudanças que o concurso vem fazendo desde o ano passado.
Há um ano, o Miss Universo também anunciava o fim da restrição de participação de mães, casadas e divorciadas para a edição de 2023.
As mudanças ocorreram praticamente ao mesmo tempo em que o concurso foi adquirido por uma magnata tailandesa, a empresária trans Anne Jakrajutatip, primeira mulher a deter os direitos do concurso internacional, no final do ano passado.
"Essas mudanças são extremamente positivas e significativas. Na minha opinião todos os outros grandes concursos internacionais deveriam seguir. Os tempos mudaram. [...] Eu inclusive aumentaria o limite de idade, como o Miss Supranational fez e agora é 32 anos", comentou a Splash em janeiro deste ano, Henrique Fontes, editor do site Global Beauties.
Até agora duas mães já foram eleitas para disputar a final do Miss Universo 2023 com sede em El Salvador, em 18 de novembro: Michelle Cohn, Miss Guatemala, e Camila Avella, Miss Colômbia. As duas possuem 28 anos e estavam no limite de idade para competir o Miss Universo na edição 2023.
*Com informações de matéria de Splash publicada em 14/01/2023