OPINIÃO
Sem beijo gay no Domingão, Amor Perfeito dá aula contra homofobia na Globo
As coincidências irônicas da vida? "Amor Perfeito" já encerrou suas gravações, mas exibiu um capítulo nesta quarta-feira (13), que eu poderia apostar que foi produzido ainda ontem. Impossível não assistir aos ataques contra a sexualidade de Érico (Carmo Dalla Vecchia) e não lembrar do episódio lamentável que ocorreu no último final de semana.
No quadro "Batalha do Lipsync", exibido no "Domingão", o ator da novela das 18h teve uma participação brilhante ao lado de Amaury Lorenzo e Diego Martins. Ao reproduzir um momento icônico de Madonna com Britney Spears e Christina Aguilera, tudo leva a crer que o trio também repetiu o comentado beijo daquela performance no VMA de 2003.
No entanto, quando Carmo Dalla Vecchia estava a centímetros de distância dos lábios de Lorenzo, a câmera foi cortada para filmar Tiago Abravanel, e bom, não tivemos nenhum beijo.
Ninguém se pronunciou oficialmente. Nos últimos tempos, a emissora tem colecionado episódios do tipo. Os fãs do ship "Clarena" da novela "Vai na Fé" podem falar muito sobre.
Hoje, "Amor Perfeito" exibiu cenas extremamente sensíveis do preconceito a que Érico tem sido submetido após descobrirem que ele teve relações com outro homem. Atualmente casado com Verônica (Ana Cecília Costa), os comentários sobre o advogado são um show de horrores com homofobia e bifobia.
E aí temos uma completa hipocrisia cercando o personagem de Carmo Dalla Vecchia. O que não falta ali na história fictícia são pessoas que passam longe de serem os bons cristãos que pregam. Todos apontando o dedo para condenar alguém que ama diferente do que estão acostumados. De um dia para o outro, Érico já não era visto como uma pessoa querida. Já não tinha serventia.
No domingo, o ator serviu para levar entretenimento ao público, mas suas intenções e representatividade só poderiam ir até certo ponto para não "incomodar". Meses atrás, no "Dança dos Famosos", Bruno Cabrerizo e a bailarina com quem competia protagonizaram um beijo de tirar o fôlego, com direito até rodopios. Só para relembrar aqui.
Em tempos de tanto preconceito nos cerceando e violentando, é coerente que o discurso em prol dos direitos LGBTQIA+ acompanhe cada vez mais em atitudes. O "Domingão" já deu bons exemplos desse apoio e, sinceramente, não faz sentido deixar esse retrocesso besta manchar sua trajetória. Vale a pena esclarecer o episódio e tirar a dúvida. Embora a resposta possa estar bem clara.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL