Choro, lições e memórias: como acaba a saga de Ash e Pikachu em 'Pokémon'?
De Splash, em São Paulo
17/09/2023 04h00
A jornada de Ash Ketchum e seu fiel escudeiro Pikachu chegou ao fim em "Pokémon". Após 25 anos percorrendo o mundo em busca do sonho de se tornar um Mestre Pokémon, a dupla tem um encerramento (ou quase) ao retornar as origens em "Pokémon Ultimate Journeys: The Series" (Netflix).
Em homenagem aos fãs, a dupla Ash e Pikachu embarca numa jornada de reencontro com personagens que fizeram história ao longo da saga, como Misty, Brock, o Esquadrão Squirtle, e ainda retornam a cidade de Pallet —origem de toda a história.
Além disso, os amantes de Pokémon ganharam uma edição remixada da música tema "Gotta Catch" (Para ser um Mestre). O passado e futuro de Ash e Pikachu são exibidos como forma de dizer que o personagem "conseguiu" se tornar um Mestre Pokémon.
Relacionadas
Revendo antigos amigos
Logo após vencer a Liga Pokémon, Ash e Pikachu veem o amigo Goh partir em um outra jornada e ficam sozinhos após anos caminhando ao lado de companheiros. Assim, eles começam a refletir sobre o que seria o futuro.
Sem rumo, a dupla se depara com uma bifurcação em uma floresta e jogam um pedaço de graveto para o alto para definirem o caminho. Eles mal podiam esperar que daria na cidade de Pallet. No trajeto, Ash e Pikachu se encontram com Misty durante a tentativa de captura de um Pokémon aquático.
Misty usa seus conhecidos parceiros Starmie e Psyduck em batalha e se oferece para voltar a andar ao lado do amigo por querer se tornar uma Mestre Pokémon.
Quem também retorna para a última temporada da saga de Ash e Pikachu é Brock. Após acabar sendo hipnotizado por Hatterene, ele é salvo pelos antigos amigos e acaba decidindo cair na estrada como nos velhos tempos.
Os personagens Tracey e Cilan também aparecem ao longo da caminhada de Ash e Pikachu. Já na cidade de Pallet, ele revê a mãe Delia e chega a ajudar o professor Carvalho.
Reencontro com Pokémons especiais
Além de personagens, os fãs de Pokémon ganharam outro presente na temporada de encerramento: o reencontro de Ash com seus Pokémons que ele deixou seguir a vida.
Em 12 episódios, o personagem ajuda Lapras a tirar um Pokémon que ficou preso em uma ilha, tem um encontro recheado de memórias com Squirtle, ganha ajuda inesperada de Pidgeot e Charizard reaparece bem mais "educado" do que nas primeiras temporadas. Para tristeza de parte do público, Ash não teve a chance de rever Butterfree, Primeape, Aipom e Greninja.
O enredo
Na jornada sem um destino (ainda sem saberem que estavam voltando a Pallet), Ash e Pikachu reveem amigos, antigos Pokémon e ganham uma história para se despedirem: ajudar o Pokémon lendário Latias.
Inicialmente, Latias ganha ajuda dos protagonistas para se recuperar de lesões, mas foge assustado. O carinho de Ash, porém, faz com que o Pokémon Lendário se torne um "stalker" do personagem e use sua habilidade de ficar transparente para ajudá-lo em momentos de perigo.
Após aparições relâmpago, Latias reaparece para Ash e seus amigos na reta final da saga e conta que precisa de ajuda para resgatar o amigo Latios — outro Pokémon Lendário que havia sido capturado por um caçador (que não ganhou nome). Eles entram em confronto emocionante com o caçador de Pokémon até libertar Latios.
Após o fim da batalha, Latios e Latias decidem seguir seu caminho, e Brock e Misty vão em busca de novos projetos. Já Ash e Pikachu se tocam que estavam de volta a cidade de Pallet.
Ash se tornou um Mestre Pokémon?
A resposta é não. A saga "Pokémon Ultimate Journeys: The Series" prometeu aos fãs trazer um desfecho para a história de Ash e Pikachu, mas, no fim, deixou aberto para um novo futuro aos personagens.
Ao retornar para Pallet, Ash curte os primeiros dias ao lado da mãe e do professor Carvalho, mas uma conversa com o antigo rival, Gary Carvalho, o faz se questionar se havia atingido o objetivo de se tornar um Mestre Pokémon.
Em momento de reflexão, o protagonista chora ao lembrar de toda a sua jornada e decide cair na estrada, mais uma vez, ao lado de Pikachu. Após ganhar a Liga Pokémon, ele volta para a estrada com a meta de se tornar amigo e, consequentemente, atingir o status de Mestre Pokémon. É bem possível que Ash e Pikachu ganhem um nova jornada num futuro (breve) da história de Pokémon.