Buchecha sobre morte de Claudinho: 'Eu vivo um eterno 'por quê?''
Claudinho e Buchecha estavam em seu 6º álbum de estúdio, que contava com o hit "Fico Assim Sem Você", quando um acidente de carro tirou a vida de Claudinho aos 26 anos, em 13 de julho de 2002. Na época, um dos versos da música foi lido quase como uma espécie de premonição, já que, até então, não havia "Buchecha sem Claudinho".
Hoje, mais de 20 anos depois da morte de seu "faixa", Buchecha considera que Claudinho é um anjo em sua vida. E essa é a visão transmitida em "Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha", filme que chega hoje aos cinemas contando a história da dupla.
Além de diversas passagens lidas como espécies de profecias, Buchecha recorda que, em vários momentos, ele foi realmente salvo pelo grande amigo.
"Em algum momento eu falei para o Edu [Albergaria, diretor]: Eu lembro de um episódio em que a gente estava tomando banho no valão lá no Boaçu, e que eu me afoguei querendo ir até onde os caras mais velhos estavam. E o Claudinho, não lembro se ele mergulhou ou se ele chamou alguém, mas foi ele. Sabe?"
Então, ele foi um anjo na minha vida. Foi essa frase que eu falei para o Edu. E aí fomos abrindo o coração e falando por diversas vezes das coisas que ele me salvou.
Buchecha sobre a relação com Claudinho
O próprio começo dos dois na música veio por insistência de Claudinho. "Eu estava morando na casa da minha tia, estava trabalhando de carteira assinada. Falei: 'Não, eu demorei pra caramba pra começar o trabalho de carteira assinada, estou morando na casa de uma pessoa que não é minha mãe, não é meu pai, não tem obrigação nenhuma e me acolheu. O mínimo que posso fazer é ajudar em casa'. Então eu não queria de jeito nenhum."
Ele ía lá em casa com o caderno e com a caneta. Olha só a insistência. Isso é um anjo, porque ele estava vendo algo em mim que nem eu mesmo via. Ele viu um talento em mim que nem eu mesmo me permitia.
Nossa história vai virar cinema
Em "Nosso Sonho", Lucas Penteado e Juan Paiva vivem Claudinho e Buchecha, da juventude difícil no Morro do Salgueiro ao sucesso consolidado, culminando no acidente que vitimou Cláudio Rodrigues de Mattos aos 26 anos. A amizade dos dois atores (que já trabalharam juntos em "Malhação - Viva a Diferença", em 2017) transparece em cena e encantou Buchecha.
"Eles brilharam. Eles trouxeram tudo que era necessário para mostrar o que a gente, o Edu, queria passar, com respeito à dupla original, ao Claudinho, a mim, à amizade e ao carinho dos Faixas. Eles conseguiram traduzir tudo isso nas cenas e fizeram com excelência", declara o cantor.
Primeiras reações do público estranharam a escalação. "Quando anunciou, vi os comentários nas redes sociais, e as pessoas falando que o Juan parecia mais fisicamente com o Claudinho e o Lucas mais comigo. Mas a essência..."
A essência do Lucas é muito Claudinho. Ele chega chegando, e o Claudinho era exatamente esse ser humano. E o Juan tem muito de mim.
Buchecha
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receber'Por quê? Por quê?'
Apesar das muitas especulações a respeito das circunstâncias da morte de Claudinho, Buchecha não se prende a nada disso. Além da frase em "Fico Assim Sem Você", a decisão de Claudinho de viajar em seu próprio carro e a recusa inicial de fazer o show em Lorena (SP) compuseram um cenário que deu à tragédia uma leitura mística.
"É uma coisa que é meio inexplicável. Logo após a passagem dele, a gente via muitas pessoas falando do que acontece, principalmente as pessoas mais místicas, que mexem com astrologia. Eu respeito tudo, mas tem coisas que são inexplicáveis. Só a pessoa e Deus mesmo que sabem, que sentem."
Eram vários sinais nas suas falas e nas suas atitudes, e que eu passava longe de saber o que era, qual o significado. Agora, a gente está ressignificando tudo. Agora tem mais clareza, pelo menos um pouquinho. Mas a gente ainda fica naquela pergunta. Eu vivo um eterno 'por quê? por quê?'
Buchecha
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.